Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Funcionários da Globo se revoltam contra Ana Maria Braga

Volta de Ana Maria Braga para São Paulo tem causado confusão nos bastidores (foto: Reprodução/TV Globo)
Volta de Ana Maria Braga para São Paulo tem causado confusão nos bastidores (foto: Reprodução/TV Globo)

Não convide os jornalistas e a equipe técnica da Globo de São Paulo para tomarem um café da manhã com Ana Maria Braga. O retorno dela aos estúdios da capital paulistana depois de 12 anos no Rio de Janeiro tem tirado o sono de muitos colaboradores dos setores: nos últimos dois meses, equipes do Hora 1, do Bem Estar e da previsão do tempo do Jornal Nacional tiveram que conviver com bagunça, obras, poeira e desorganização no cenário dos programas, que passaram a dividir espaço com o Mais Você. Mesmo com o fim das obras e a reestreia do programa na cidade, o clima continua péssimo, já que o “chão de fábrica” é obrigado a montar e desmontar os sets em tempo recorde.

A reportagem do TV Pop apurou que Ana Maria informou aos executivos da Globo que gostaria de ter uma versão paulistana da casa de cristal, nome que era usado para designar o estúdio do Mais Você no antigo Projac. A diretoria chegou a desenvolver um projeto semelhante, mas ele acabou engavetado nos 45 do segundo tempo para enxugar os gastos do programa, já inflados com a transferência de profissionais do Rio para São Paulo. O jeito foi devolver para a apresentadora exatamente o mesmo espaço que ela ocupou entre 1999 e 2008, sem tirar, nem por.

A devolução do espaço, porém, acabou impactando diariamente na rotina do Jornalismo. O estúdio em que a revista eletrônica foi feita era ocupado pelo Hora 1, pelo Bem Estar e pela previsão do tempo do Jornal Nacional, e teve que passar por uma reestruturação para que a maior parte dos elementos do cenário do matinal fiquem montados de forma permanente, por conta da grande quantidade de materiais frágeis e de difícil remoção.

Antes da conclusão das obras, no início de fevereiro, os “invasores” da casa de Ana Maria Braga viraram figurinhas carimbadas do departamento médico da Globo. Não era raro que até apresentadores fossem encaminhados para a enfermaria depois de horas de convívio com poeira e fuligem.

Agora, com a reforma feita, a situação do Hora 1 é a mais delicada entre os programas feitos ali. O cenário do telejornal é o mesmo desde a sua estreia, em dezembro de 2014, e ele já era alvo de queixas da equipe, que o considera pequeno e pouco funcional, além de ter peças nitidamente desgastadas aparecendo no ar. Com a reestreia do Mais Você, o noticiário teve parte de seu cenário cortada: a bancada, que era filmada em planos mais abertos, agora fica colada em uma parede que faz divisa com o set da revista eletrônica. Para evitar que a casa de Ana Maria apareça no ar, os apresentadores foram orientados a passar mais tempo em pé e, em último caso, a mesa deve ser filmada de forma fechada, com foco no corpo do âncora.

TV Pop apurou que a diretoria da Globo já estuda remanejar o noticiário que abre a programação para o estúdio da Redação, no mesmo espaço em que já são feitos o Jornal Hoje e o Jornal da Globo. A mudança tem sido planejada também para agradar Roberto Kovalick, que protagonizou um entrevero com os seus chefes ao se queixar da falta de investimentos no telejornal — ele está afastado do comando do H1 desde o dia 16 de fevereiro e não tem data para voltar a comandar o noticiário.

No Bem Estar, o clima também tem ido de mal a pior. O quadro de saúde deixou de ter um espaço próprio e agora é feito em um puxadinho improvisado na sala de estar do Mais Você: assim que o programa de Ana Maria Braga sai do ar, a equipe técnica corre contra o tempo para tirar os móveis da mãe de Louro José e montar o cenário do inquilino, composto apenas por tapadeiras e por um tapete com tom amadeirado. A equipe do programa já se queixa de ter pouco tempo para se preparar antes das entradas ao vivo no Encontro com Fátima Bernardes.

Leia mais