A Globo decidiu mudar a data de estreia da nova versão de Pantanal após o aumento de casos de infecção respiratória no Rio de Janeiro. A trama adaptada por Bruno Luperi tinha previsão de lançamento para 14 de março, no entanto, com mais uma onda de contaminação com o avanço da variante ômicron, o novo planejamento prevê que a próxima novela inédita das 21h entrará no ar no dia 28 do mesmo mês. Por causa da alteração, Um Lugar ao Sol ficará no ar por mais duas semanas.
Segundo informações da colunista Patricia Kogut, de O Globo, o adiamento da trama aconteceu devido às mudanças nos cronogramas das gravações após contágio nos bastidores. Nos últimos dias, a Globo afastou as atrizes Bruna Linzmeyer, Selma Egrei e Leticia Salles depois que as artistas testaram positivo para a doença. Elas integram o elenco da primeira fase da história. Rogério Gomes, diretor artístico de Pantanal, também se afastou das filmagens após suspeita de ter contraído o vírus.
De acordo com o site Notícias da TV, parceiro do UOL, dois motivos levaram a Globo a postergar a estreia de Pantanal. A direção da emissora não quer correr risco de que o folhetim fosse ao ar em 14 de março, já que boa parte da equipe de produção foi contaminada. E também houve um atraso na entrega das trilhas sonoras, que também foram afetadas pela nova onda do vírus.
“Assim como todas as empresas, a Globo está acompanhando diariamente a evolução da nova variante, atuando de maneira criteriosa e tomando medidas necessárias, tendo a segurança e a saúde de todos como prioridade sempre. A estreia de Pantanal, que segue gravando adotando todos os protocolos, ainda está sendo definida”, disse a Globo em nota enviada ao Notícias da TV.
Pantanal vai mostrar a história de amor entre Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma Marruá (Alanis Guillen). Filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), a jovem não abre a guarda para ninguém. Apesar da pouca idade, Juma é uma mulher forte, que aprendeu com a mãe a se defender do “bicho homem”, a espécie mais perigosa que pode vir a rondar a tapera onde mora. Também pudera. Foi o bicho homem que levou seu pai, sua mãe e cada um de seus irmãos. Forjada pela desconfiança, Juma se torna uma mulher selvagem e arredia.