A Jovem Pan anunciou na última terça-feira (11) a contratação do blogueiro Bernardo Küster como comentarista político da emissora. A estreia do atual diretor de Opinião do jornal Brasil Sem Medo estava prevista para acontecer no mesmo dia nos programas Top Of The Hour, 60 minutos e Head Line News. Em comunicado enviado à imprensa, a Jovem Pan afirmou que o profissional “chega para fazer parte de um time que conta com comentaristas e especialistas nos mais diversos temas, para a cobertura de notícias do Brasil e do mundo”.
No entanto, de acordo com informações do colunista Flávio Ricco, do portal R7, o novo comentarista, que é apoiador do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi dispensado pelo grupo de comunicação no dia seguinte, quarta-feira (12). Em novo comunicado interno, a Jovem Pan determinou aos colaboradores que Bernardo Küster “não pode ser chamado, nem como convidado, para programa nenhum”.
Insatisfeita com os índices pífios da maioria dos programas da programação, a Jovem Pan News deve promover em breve uma importante mudança em seus quadros de diretores. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (13), o canal de notícias de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, quer trocar seu atual diretor de jornalismo, Humberto Candil, por Franz Vacek, que há oito anos comanda a superintendência de Jornalismo, Esportes e Digital da RedeTV!.
De acordo com informações do jornalista Sandro Nascimento, do NaTelinha, Candil vem sendo alvo de uma forte pressão para melhorar os índices de audiência do mais novo canal de notícias da TV por assinatura. No ar desde outubro do ano passado, os números da Jovem Pan News são geralmente competitivos apenas na faixa horária de Os Pingos nos Is. Na média geral, a emissora é ultrapassada por concorrentes como GloboNews e CNN Brasil na TV paga.
No ranking de audiência do mês de dezembro, a emissora do grupo Jovem Pan apareceu na 53ª colocação, com 0,03 ponto de média, superando a BandNews TV, do Grupo Bandeirantes, que ficou em 65º lugar com 0,02 ponto. A Record News garantiu a liderança entre os canais de notícias no Painel Nacional de Televisão (PNT) com 0,17 ponto de média. Em segundo lugar, a GloboNews aparece com 0,15 e a CNN Brasil ficou na posição 42ª com média de 0,04 ponto ao decorrer dos 31 dias de dezembro. Ainda segundo o NaTelinha, diretores da Jovem Pan News culpam Humberto Candil pelos erros na estratégia de conteúdo do canal de notícias.