Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CANDANGÃO 2022

Brasília vira pioneira em novo modelo de venda de campeonatos estaduais

Time do Brasiliense, um dos principais de Brasília, foi campeão do Candangão 2021
Brasiliense venceu o Candangão 2021: campeonato virou alvo de modelo inovador de transmissões (foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte)

Compartilhe:

Longe da disputa ferrenha protagonizada por Globo, Record e SBT pelos direitos de transmissão dos principais torneios estaduais do país, Brasília decidiu se tornar pioneira em um novo modelo de comercialização de seu campeonato regional. Neste ano, a Federação de Futebol do Distrito Federal e os clubes fecharam um contrato com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos, que utilizará a programação da TV Distrital — pequena emissora da Câmara Legislativa da cidade, disponível na TV aberta e na operadora Claro — para transmitir as partidas do Candangão 2022.

No ano passado, o torneio foi transmitido pela TV Brasília, afiliada da RedeTV! no Distrito Federal e em Goiás: na época, a emissora modificou parte de sua programação diária para poder contar com uma atração destinada ao universo esportivo regional — assim como já acontece na Band e na Globo — e transmitia os jogos nas tardes de sábado, por volta das 15h30. A faixa horária dos confrontos será mantida no novo canal, que também contará com um programa esportivo semanal, com exibição nas noites de segunda-feira.

A reportagem do TV Pop apurou que as negociações com a TV Distrital para a transmissão do Candangão 2022 progrediram justamente pela flexibilidade da programação do canal. Antes disso, também aconteceram conversas com executivos da Band e da Record, que acabaram não avançando justamente por conta dos compromissos nacionais assumidos pelas respectivas redes. Para a Band, a transmissão dos jogos no sábado era inviável, já que o horário é ocupado atualmente pelo Campeonato Alemão. A Record, por sua vez, sequer tem um setor esportivo forte na capital.

Além do modelo inovador de comercialização, já que é a primeira vez que uma associação de cronistas desportivos adquire os direitos de um torneio de futebol no país, as transmissões também serão feitas de uma forma diferenciada. Para atuar nos jogos, a ABCD convidará jornalistas de diversos veículos de comunicação de Brasília para atuar, em esquema de rodízio. A ideia principal é que haja um revezamento de profissionais na narração, na reportagem de campo e também nos comentários ao vivo.

O primeiro jogo do Candangão transmitido pela TV Distrital irá ao ar neste sábado (22): será o confronto entre o Ceilândia, vice-campeão da competição em 2021, e o Gama, clube que já disputou a série A e que revelou Lúcio, zagueiro campeão do mundo pela Seleção Brasileira. O contrato da Federação de Futebol do Distrito Federal e a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos é válido durante dois anos.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.