A Globo está no mercado em busca de mais diversidade nas transmissões de futebol, de acordo com o Notícias da TV, a líder de audiência está à procura de mais comentaristas mulheres e nesse ano pelo menos mais um nome deve chegar para aumentar núcleo feminino em suas transmissões. A ideia foi inspirada na alta aceitação de Ana Thaís Matos e Renata Mendonça.
Ainda de acordo com o site, ter cada vez mais mulheres no futebol é um objetivo traçado por Joana Thimoteo, atual diretora de direitos esportivos da Globo; ela foi a principal responsável para a líder de audiência contratar as profissionais. Pesquisas de público mostram que a jornalista Ana Thaís Matos é a favorita junto às classes mais populares e entre mulheres que acompanham futebol na TV Aberta, que por sinal ela é a principal inspiração do êxito da iniciativa do canal em contratar novas comentaristas.
Além de Ana Thaís, a líder de audiência atualmente conta com nomes como Renata Mendonça, Fernanda Colombo, Fabíola Andrade, Natália Lara e Renata Silveira escaladas para torneios de futebol, inclusive nos bastidores, onde o número de mulheres também tem crescido.
Nesse ano, além de partidas da Seleção Brasileira, a Globo já fechou acordos para a transmissão do Brasileirão Feminino e torneios de base. Por outro lado, a Copa do Mundo de 2023 depende de acordo com a Fifa, que tem contrato com o canal até o final deste ano.