As movimentações para os primeiros debates presidências já começaram entre as redes de televisão, que nos bastidores têm realizado encontros com partidos políticos para viabiliza as sabatinas entre os candidatos à presidência e governos estaduais. Na última semana, a CNN Brasil anunciou que será a primeira a mostrar um encontro entre presidenciáveis com os “candidatos oficiais”, algo que até então desafia uma tradição da Band, que sempre se orgulhou em ser a primeira emissora abrir os debates televisivos com os postulantes ao cargo.
Com a estreia dos novos canais de notícias, como a CNN e Jovem Pan News, esse status quo está ameaçado. A Band havia divulgado em novembro, que trabalhava com os partidos políticos com duas datas para os embates presidenciais, 4 ou 11 de agosto. De acordo com o Notícias da TV, a emissora da família Saad confirmou para o dia 4. Sendo assim, manterá sua tradição de fazer a abertura dos debates, ao menos no primeiro turno, já que a Jovem Pan informou que faria o seu encontro no dia 9 e a CNN Brasil no dia 6 do mesmo mês.
Vale destacar que essa é será a primeira vez que as emissoras organizarão embates com os candidatos, já que ainda não existiam em 2018, ano das últimas eleições nacionais e estaduais. Ainda de acordo com o site, a CNN vai se inspirar na matriz norte-americana para o formato, no qual os políticos respondem a perguntas feitas pelo moderador e, depois, discutem sobre o tema. Para o segundo turno, o canal de notícias conseguirá furar a Band: a empresa liderada por Renata Afonso e Rubens Menin marcou o debate um dia após a votação do primeiro turno.