A primeira partida do Paulistão 2022 transmitida pela Record não conseguiu sequer fazer cócegas na Globo, líder com a estreia da nova temporada do The Masked Singer Brasil, mas conseguiu índices respeitáveis para a emissora da Barra Funda. O triunfo do Palmeiras diante do Novorizontino turbinou os índices do canal na tarde de domingo (23) e foi responsável pela rede ter tido a primeira vitória no embate com Eliana Michaelichen neste ano — enquanto a bola rolava, cerca de um milhão e 584 mil telespectadores por minuto acompanharam o jogo na Grande São Paulo.
Os dados de audiência obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado apontam que a transmissão liderada pelo narrador Marco de Vargas cravou média de 7,7 pontos, com pico de 9, na principal metrópole do país e foi vice-líder de audiência durante todo o período em que a disputa acontecia no estádio Jorge Ismael de Biasi, entre 16h02 e 17h59. A Record não alcançava um índice tão alto nas tardes de domingo desde 19 de dezembro, dia em que o Hora do Faro pontuou 8,3. Na comparação com o programa comandado por Rodrigo Faro, que ocupou a faixa horária do jogo nas quatro semanas anteriores, a emissora apresentou um crescimento de 48%.
Consolidada na vice-liderança há vários anos, Eliana sentiu o amargo gosto da terceira colocação pela primeira vez em 2022: o programa da loira fez com que o SBT cravasse média de 5,6 pontos enquanto Palmeiras e Novorizontino disputavam o jogo no interior de São Paulo. A Globo, com o The Masked Singer Brasil e os primeiros minutos do Domingão com Huck, liderou o confronto e teve média de 13,7 pontos. Longe da disputa pelo pódio, aparecem a Band (1,7), Cultura (0,8), TV Brasil (0,7) e Rede Vida (0,5).
Apesar dos bons índices para os padrões da nova casa do Paulistão, o número também revela uma queda brusca na comparação ao primeiro jogo da temporada anterior do torneio. Ainda com a transmissão da Globo, a partida disputada entre Palmeiras e Ferroviária em 14 de março de 2021 marcou média de 14,9 pontos. Ou seja: mesmo com o mesmo time, houve uma fuga de 48% dos telespectadores em menos de um ano — isso significa que cinco em cada 10 pessoas deixaram de acompanhar o campeonato no primeiro dia da troca de emissoras.