A diretoria da Band continua procurando maneiras de tornar o MasterChef Brasil novamente atrativo para os telespectadores. Depois de ter voltado atrás na ideia de transformar a atração em um programa diário, a emissora apostará em uma fusão das disputas entre amadores e profissionais para a edição deste ano do reality show. Juntas, as duas competições vão formar uma espécie de mega temporada da atração gastronômica, que ficará no ar de maneira ininterrupta entre o início de abril e o início de outubro.
O TV Pop apurou que a próxima edição do formato britânico entrará no ar em 12 de abril e permanecerá em exibição até a noite de 4 de outubro, fazendo dobradinha com Faustão na Band nas noites de terça-feira. Dos 26 episódios da nova temporada da atração culinária, 17 serão destinados para a competição entre culinaristas amadores (serão 16 participantes que não tem nenhum tipo de experiência formal na cozinha) e nove serão preenchidos com o retorno do embate entre profissionais após quatro anos de hiato — ao todo, 12 chefs de cozinha vão estar na disputa.
A reportagem teve acesso ao conteúdo enviado pela emissora para o mercado publicitário. Nele, o canal explica melhor como funcionará a mega temporada do MasterChef Brasil. “Será uma única temporada com duas finais. Começando com uma disputa com 16 participantes amadores, e na sequência 12 participantes profissionais irão disputar o título MasterChef Profissional. A temporada do programa que virou referência no assunto gastronomia seguirá sob o comando de Ana Paula Padrão e terá como jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça“, afirmou a rede.
Em uma tentativa de justificar os baixos índices de audiência da atração no ano passado, em que teve a pior performance de sua história, a Band aposta em uma série de números mais específicos para provar que a atração ainda é uma aposta viável para o mercado. “O reality tem público adulto e qualificado na televisão, e a sua audiência é composta por 87% de público ABC. O programa teve mais de um bilhão de impactos no digital e acumulou mais de 558 milhões de visualizações na internet”, festejou a emissora, que salienta que mais de metade destes números foram obtidos apenas com os episódios da temporada de 2021 — justamente a que não caiu nas graças do público na TV.