A Globo exibirá na Sessão da Tarde desta segunda-feira (7) o filme Ratatouille. Lançado em 2007, o longa-metragem é estrelado por Patton Oswalt, Lou Romano, Peter Sohn, Brad Garrett, Janeane Garofalo, Ian Holm, Brian Dennehy e Peter O’Toole. A direção foi feita por Brad Bird. O filme vai ao ar após O Cravo e a Rosa, às 15h25.
O filme conta a história de Remy vive em uma colônia de ratos no sótão de uma casa na zona rural da França, juntamente com seu irmão Émile e seu pai Django. Ao contrário de seus semelhantes, Remy é um gourmet cujo habilidoso olfato é útil para distinguir comidas com veneno de rato. Mas Remy tem sonhos mais ambiciosos, entrando secretamente na cozinha para ler os livros de cozinha de seu herói, o chef parisiense Auguste Gusteau, que aparece para Remy em visões ao longo do filme, mantendo seu ditado de que “qualquer um pode cozinhar”. Remy descobre que Gusteau morreu após receber uma dura crítica de um crítico culinário, Anton Ego.
Os ratos deixam o local após a moradora, uma velha senhora, descobrir a colônia. Remy, separado dos outros, acaba chegando em Paris através dos esgotos, seguindo a visão de Gusteau até o restaurante fundado pelo chef, agora mantido pelo chef Skinner, um linha dura na cozinha. Enquanto Remy observa de uma claraboia, Alfredo Linguini, um jovem com nenhum talento culinário, chega e é contratado para serviços de faxina no restaurante, por desejo de sua recém-falecida mãe, a ex-namorada de Guesteau. O garoto é na realidade o filho de Gusteau, algo desconhecido de todos, exceto da mãe, que deixou uma carta a Skinner explicando a situação. Linguini acaba derramando uma panela de sopa e tenta ocultar seu acidente ao adicionar ingredientes aleatórios na panela.
Horrorizado por isto, Remy acaba caindo na cozinha e ainda que precise desesperadamente escapar dali, não consegue evitar tentar consertar a sopa arruinada. Remy é flagrado por Linguini, que por sua vez é flagrado por Skinner no momento que capturava o rato, mas não antes de algumas porções da sopa terem sido servidas. Para surpresa de todos, a sopa é um sucesso. Contudo, todos pensam agora que foi Linguini que a cozinhou. A única mulher cozinheira do estabelecimento, Colette, convence Skinner a não despedir Linguini contanto que ele consiga recriar a sopa. E assim se inicia uma aliança, difícil no começo, na qual Remy tenta secretamente ensinar Linguini a cozinhar. Os dois aperfeiçoam um truque de marionete através do qual Remy consegue controlar os movimentos de Linguini puxando-lhe os cabelos.