A Globo exibirá no Cinema do Líder desta quarta-feira (09) os dois primeiros episódios da segunda temporada de Aruanas. Lançado em 2019, a série é estrelada por Débora Falabella, Camila Pitanga, Leandra Leal, Taís Araújo, Thainá Duarte, Luiz Carlos Vasconcelos, Lima Duarte e Lázaro Ramos. A produção foi dirigida por Estela Renner, Bruno Safadi, Lucio Tavares e Mariana Richard. O Cinema do Líder vai ao ar logo após o BBB às 23h35.
Na primeira temporada, as fundadoras da ONG de preservação ambiental Aruanas, a jornalista Natalie (Débora Falabella), a advogada Verônica (Taís Araújo) e a ambientalista Luísa (Leandra Leal) viajam para Cari, no interior do Amazonas, ao receberem uma denuncia sobre atentados aos povos indígenas e conflitos pela posse de terras preservadas. Elas descobrem um grande esquema de crimes ambientais ligados à mineradora de Miguel (Luiz Carlos Vasconcelos), um empresário poderoso na região que conta com a influência de Olga (Camila Pitanga), uma advogada lobista sem nenhum escrúpulo, para avançar dentro das reservas e colocar as forasteiras para fora.
A segunda temporada estreou em 25 de novembro de 2021 e rapidamente alcançou o top 10 das produções mais vistas durantes as duas semanas da estreia. Desta vez, o foco da trama é a poluição do ar e a emissão de gases na atmosfera. O tema foi um dos que mais geraram discussões na COP26, a 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Na série, as ativistas da ONG Aruanas vão investigar um incidente na cidade fictícia de Arapós, comandada pelo prefeito Enzo (Lázaro Ramos), com altas taxas de aprovação. Aos poucos, vão descobrindo que nem tudo é tão tranquilo quanto parece.