A CNN Brasil terá mudanças no formato dos jornalísticos a partir de março. O canal de notícias comandado por Renata Afonso vai dispensar os âncoras das praças para dar mais espaço para os analistas. No Rio de Janeiro e Brasília, os apresentadores deixarão as bancadas para dar lugar aos comentaristas. As informações foram divulgadas pelos jornalistas Sandro Nascimento e Jéssica Alexandrino, do site NaTelinha.
A decisão da emissora do empresário Rubens Menin não foi motivada apenas pelo corte de custos. Após dois anos de operação no Brasil, a CNN Brasil chegou ao entendimento de que os apresentadores locais só estão fazendo a passagem entre os âncoras de São Paulo e os repórteres das praças, o que poderia ser feito sem a intermediação de outras pessoas.
As alterações no formato dos noticiosos da autointitulada maior do mundo serão colocadas em prática de forma gradual no próximo mês. Ainda não foi definido se os apresentadores locais serão demitidos ou realocados para outras funções, mas já é certo que os comentaristas de política e economia ganharão mais espaço para falar sobre os assuntos abordados nos jornalísticos.
Em 2021, a CNN Brasil passou por mudanças na área executiva, com a chegada da nova CEO, a jornalista e executiva Renata Afonso. Douglas Tavolaro, sócio fundador da emissora, deixou o cargo após vender sua participação societária para Rubens Menin, principal investidor da empresa. Com grande experiência no mercado de mídia, Renata foi por 14 anos a principal executiva da TV TEM, afiliada da Globo presente em 318 municípios do Estado de São Paulo. Ela também teve passagem pela Band, RedeTV! e HBO, antes de ingressar na TV TEM.
CNN Brasil comemora incremento de 76% no faturamento em um ano
Em menos de dois anos no ar, alcançando mais de 32 milhões de pessoas por mês, a CNN Brasil apresentou no último ano um crescimento de 76% no faturamento. O desempenho acima das expectativas, de acordo com o canal, é resultado de uma estratégia que aposta na inovação em formatos, na qualidade da programação e, principalmente, na independência editorial.
De acordo com Mauricio Kotait, vice-presidente comercial da CNN Brasil, as agências e clientes buscam o canal por conta da seriedade e credibilidade que ela oferece. “Somos vistos por todos como uma plataforma Brand Safety. É por isso que, em tão pouco tempo, conquistamos importantes anunciantes em todas as plataformas: TV, site, YouTube, redes sociais e rádio”, contou.
A expansão da CNN Brasil, girando em torno de 45% em 2021 em comparação com 2020, também chamou a atenção das marcas, que têm sido atraídas por novos negócios lançados pelo canal. De acordo com o executivo, De acordo com Kotait, as empresas sentem segurança ao associar a imagem a uma emissora que inspira muita confiança.