José Luiz Datena, que está sem partido desde que se desfiliou do União Brasil no ano passado, ainda não desistiu da ideia de concorrer a um cargo politico nas eleições desse ano. O apresentador da Band vem conversado com algumas legendas nas últimas semanas e teria afirmado que ainda tem vontade de se candidatar. De acordo com a revista Veja, o titular do Brasil Urgente irá avaliar uma nova proposta feita pelo Republicanos, sigla ligada à Igreja Universal e à Record, para disputar uma vaga ao Senado por São Paulo.
Ainda de acordo com a publicação, o convite partiu do presidente do partido, o deputado federal Marcos Pereira. Datena também negocia uma aliança com Rodrigo Garcia — vice-governador que disputará o governo paulista pelo PSDB — e os dois devem se encontrar ainda nesta semana, antes de uma viagem que o mandatário fará para Portugal. Ainda segundo a revista, as tratativas do apresentador com o Republicanos ainda incluem a possibilidade de lançá-lo ao Senado em uma chapa avulsa, caso não haja acordo com o partido de Doria.
Por fim, o contratado da Band ainda estuda um retorno ao MDB, partido no qual já foi filiado entre 2020 e 2021. Nos bastidores, a emissora tem reprovado a ideia do jornalista entrar na política, mas já tem se articulado para uma possível efetivação de Vicente Datena no comando da edição nacional do Brasil Urgente — atualmente, ele cobre férias e ausências de seu pai e é o titular da edição goiana do noticioso. Anteriormente, José Luiz Datena já ensaiou sair candidato em 2018 e 2020, mas acabou desistindo da ideia literalmente no último minuto.