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THE WINNER IS

Em crise de ibope, Ratinho compra formato do criador do Big Brother Brasil

Imagem com foto do apresentador Carlos Massa, o Ratinho
Ratinho comprou formato de programa para alavancar sua audiência no SBT (foto: Reprodução/SBT)

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Em crise de audiência no horário nobre do SBT há três anos, Carlos Massa, o Ratinho, tem procurado novidades para reforçar seu programa diário. Para o mês de março, o comunicador vai estrear no canal de Silvio Santos o formato The Winner Is, do mesmo criador do Big Brother Brasil, que é uma mistura de The Voice com Topa Ou Não Topa. A informação foi adiantada pelo próprio apresentador durante o quadro Dez ou Mil na segunda-feira (14) da semana passada.

De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, foi o próprio Ratinho quem comprou o formato após indicação de seus produtores para tentar melhorar o ibope e conseguir vencer a Record na disputa pela vice-liderança. O comunicador ficou animado em adquirir novidades no mercado internacional após o sucesso alcançado pelo Wall Duet Brasil, outro programa estrangeiro comprado por ele.

Criado por John De Mol, fundador da Endemol, que idealizou o Big Brother Brasil, The Winner Is é uma competição entre cantores amadores que se apresentam para um auditório de cem pessoas. Um cantor reconhecido do meio musical também participa do programa como se fosse um tipo de juiz soberano. Após os duelos, o júri vota e os candidatos vão para o tudo ou nada.

Depois, o candidato tem a opção de receber uma quantia em dinheiro. Sem saber o voto do júri, ele precisa decidir se aceita o dinheiro ou a chance de passar de fase. Para ajudar a tomar a decisão, os participantes podem pedir para descobrir um dos votos dados pelos jurados. Caso o candidato decida por aceitar o dinheiro, ele deixa a competição e dá seu lugar para outro participante.

Após a decisão, a personalidade da música opina sobre as apresentações e dá seu voto. Logo depois, é a vez do júri dar a sentença. Os telespectadores também poderão dar seus votos na grande final. De acordo com a publicação, o vencedor do The Winner Is costuma receber um prêmio em dinheiro e o contrato com uma grande gravadora. No Brasil, Ratinho deve adaptar o formato para um orçamento mais baixo.

Programa do Ratinho perde audiência no horário nobre do SBT

Em 2018, o Programa do Ratinho havia anotado na capital paulista 9,4 pontos de média anual, audiência mais alta desde 2003. Em 2019, a atração caiu para 8,7 pontos. Já em 2020, a média foi de 6,2. Em 2021, até o dia 6 de dezembro, o programa do SBT estava em 5,4 pontos, uma queda de 42,6% em apenas três anos. No mesmo período e confronto direito com o canal de Silvio Santos, a Record garantiu 6,9 pontos em 2018, 6,7 em 2019, 6,8 em 2020 e 6,3 até 6 de dezembro de 2021. Já a Globo ficou 24,7 pontos, 20,9, 20,4 e 20,9 de média nos mesmos anos.

No Painel Nacional de Televisão (PNT), que reúne a audiência das 15 principais regiões metropolitanas do Brasil, o programa de Carlos Massa havia fechado 2018 com 8,0 pontos de média. Em 2021, a média é de 4,7 pontos, o que representa 41,25% a menos de público. Em 2001, a média do Programa do Ratinho foi de 13,8 no índice nacional. Se comparado com os 4,7 deste ano, foi uma queda de 65% em 20 anos. Em São Paulo, o derretimento foi de 16,1 para 5,4.

Em 2007 e 2009, o Programa do Ratinho foi exibido na faixa vespertina e também perdeu audiência. De acordo com o Notícias da TV, o humorístico chegou ao quarto lugar no ranking das emissoras de São Paulo e ficou atrás até da Band, com derrotas de 4,6 a 6,0 em um ano, e de 4,4 a 5,7 no outro. Em 2008, as duas emissoras empataram com 5,2 pontos no horário das 17h28 às 18h30. Ratinho também passou por uma crise entre 2006 e 2013, mas na época foram cinco anos seguidos perdendo para a Record no confronto direto.

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