Pelo menos dez atores do elenco de Nos Tempos do Imperador foram convocados pela Globo para prestar depoimento na investigação que trata das denúncias de racismo contra o diretor de novelas Vinicius Coimbra e sua equipe. De acordo com os jornalistas Gabriel Vaquer e Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a chamada faz parte do trabalho realizado pelo departamento de compliance da empresa, que está sendo pressionado a resolver o assunto devido à alta repercussão. Nesta quarta-feira (23), o site NaTelinha revelou que a líder de audiência tentou abafar a questão na época em que a novela estava no ar com medo de perder patrocinadores.
A maioria dos atores estão sendo ouvidos por chamadas de vídeo. Entre os artistas que foram convidados para falar sobre os bastidores da novela das seis de época estão a atriz Gabriela Medvedovski e o ator Michel Gomes, que interpretaram o casal Pilar e Samuel na história escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Ainda segundo a publicação, Mariana Ximenes, intérprete da condessa de Barral, também prestará depoimento. Ela foi uma das primeiras artistas da trama que procuraram a direção da Globo para contornar os problemas durante as gravações de 2021, mas nada foi feito.
As atrizes relataram que Vinicius Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores da novela. Nos documentos do folhetim das seis da Globo, as pessoas entre elenco branco e negro eram separadas, incluindo nos camarins. Além da reclamação de Ximenes e da denúncia feita pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, que foram diretamente atingidas, Gabriela Medvedovski e Letícia Sabatella também se posicionaram a favor de uma intervenção na produção de Nos Tempos do Imperador.
A Globo não tem um prazo para encerrar as investigações, mas o compliance tem como costume concluir o levantamento de informações no prazo de 120 dias. Cinnara, Dani e Roberta aguardam o fim da investigação interna para decidirem se vão processar a Globo e Coimbra na Justiça comum. No sábado (19), elas divulgaram um comunicado em conjunto. “Neste momento nós não vamos nos manifestar sobre o ocorrido. Estamos nos recuperando e precisamos de forças para seguir. Estamos acompanhadas de um corpo jurídico e tudo corre em sigilo. Nós queremos agradecer todo apoio, acolhimento, carinho e amor recebidos de todos vocês como cura neste momento. Nós não vamos sucumbir por antes de nós, por nós e para além de nós! Logo em breve será possível falar com todos”, diz a nota.
Em contato com o TV Pop na semana passada, a assessoria de imprensa de Vinicius Coimbra enviou a seguinte manifestação:. “O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias”. A Globo não comenta questões relacionadas a compliance em razão do “compromisso de sigilo previsto no Código de Ética”.