Há duas semanas de completar dois anos no ar, a CNN Brasil não tem muito o que comemorar no quesito audiência. O canal de notícias comandado por Renata Afonso não conseguiu se impor diante das concorrentes e festejará mais um aniversário sem nunca ter vencido a GloboNews e a Record News no Painel Nacional de Televisão, que afere a preferência dos telespectadores de 15 grandes centros metropolitanos do país. Além disso, a emissora também está em vias de perder o terceiro lugar do gênero para a Jovem Pan News, que já ocupa essa posição no horário nobre.
A reportagem do TV Pop teve acesso a um levantamento exclusivo que revela que a CNN Brasil perdeu sete de cada dez telespectadores em seus primeiros 24 meses de exibição. O canal teve seus melhores índices de audiência em abril de 2020, seu segundo mês no ar, em que teve a sintonia de 91.411 telespectadores por minuto. O pior índice, por sua vez, foi obtido em janeiro de 2022: apenas 28.552 pessoas acompanharam a programação da emissora a cada minuto, o que indica uma queda de 69% na comparação com o mês em que a rede foi mais sintonizada.
Em seus primeiros dois anos, o canal de notícias acumulou média de 48.341 telespectadores por minuto no Painel Nacional de Televisão: é menos da metade da Record News, acompanhada por 107.219 pessoas por minuto no mesmo período. A desvantagem fica ainda maior na comparação com a GloboNews, líder absoluta do setor até dezembro do ano passado: a emissora da Globo teve a sintonia de 160.664 telespectadores por minuto no país, mais do que o triplo da autoproclamada “maior do mundo”.
De cinco meses no ar, a Jovem Pan News conseguiu empatar com a CNN Brasil em dois deles: a emissora de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, teve o mesmo público que a rival em novembro de 2021 (28.640 telespectadores por minuto) e em janeiro de 2022 (28.552 telespectadores por minuto). Antes da deflagração da guerra na Ucrânia, a caçula dos noticiosos estava com a primeira vitória diante da concorrente praticamente consumada em fevereiro. A CNN, no entanto, cresceu exponencialmente com a cobertura do conflito e conseguiu virar o jogo durante a última semana do mês: ela ficou em 26º lugar, com média de 0,06 ponto, enquanto a Jovem Pan marcou 0,04 de média, em 38º lugar.
Distante da disputa pela terceira colocação, a audiência dos canais de notícias é polarizada por dois extremos. A Record News e a GloboNews tem disputado a liderança do gênero de maneira cada vez mais ferrenha, e o canal de notícias da Record conseguiu levar a melhor pelo terceiro mês seguido em fevereiro, por 0,20 a 0,19 ponto de média — a primeira, vale salientar, conta com vantagem por também ser transmitida na TV aberta. Na outra ponta da tabela, surge a BandNews TV, que flerta com a irrelevância: ela teve média de apenas 0,02 ponto no último mês.
A seguir, confira a performance mensal dos canais de notícias no Painel Nacional de Televisão desde março de 2020: