A falta de criatividade da televisão brasileira está em níveis cada vez mais alarmantes. Há algumas semanas, a Jovem Pan News e a Igreja Universal estão utilizando o mesmo nome para atrações completamente diferentes. Na programação vespertina do canal de notícias da televisão por assinatura, o jornalístico Entrelinhas exibe um resumo das notícias do dia e propõe debates sobre os temas da atualidade, apresentado por Adalberto Piotto. Nas madrugadas da Record, o Entrelinhas é um formato de debates evangélicos comandado por Renato Cardoso, genro de Edir Macedo.
A dupla, inclusive, não é a primeira a utilizar este título para um programa de televisão: o nome foi utilizado pela primeira vez pela Cultura em uma atração sobre o universo literário transmitida primeiramente entre 2005 e 2012. No ano passado, o formato voltou ao ar reformulado nas noites de sexta-feira, sob o comando do crítico Manuel da Costa Pinto, com a proposta de apresentar formas convergentes da literatura no mundo contemporâneo, envolvendo música, dança e pintura.
Depois, o nome foi utilizado pela Universal: a denominação evangélica de Edir Macedo utilizou o título pela primeira vez em 2018, em um blog mantido por Cardoso no site oficial da igreja. No ano seguinte, o blog virou um programa de televisão, transmitido pela Record nas madrugadas de segunda para terça. A atração, que segue sendo exibida até hoje, também conta com horários alternativos na programação da CNT, Rede 21 e RedeTV! — nesta, ele chegou a ter edições exibidas na faixa da tarde, após o A Tarde é Sua, de Sonia Abrão.
No canal de notícias, o Entrelinhas é mais recente: o nome foi escolhido pela Jovem Pan News em janeiro deste ano para batizar um novo telejornal criado para turbinar os índices de audiência da faixa vespertina, em que a emissora flertava com o traço no Painel Nacional de Televisão. A movimentação deu certo e deu mais competitividade para a rede de Tutinha, que chega a ultrapassar a CNN Brasil durante o noticioso de Adalberto Piotto. O programa, inclusive, foi descoberto pelo público depois que parte de um holofote caiu ao vivo na cabeça de uma comentarista.
De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a marca Entrelinhas em “radiodifusão e serviço de transmissão de noticiários” pertence à Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. A empresa conseguiu os direitos do nome em agosto de 2020, mas protocolou a solicitação no órgão em outubro de 2019, meses após o surgimento do programa da Igreja Universal. A Record e a Jovem Pan, apesar de continuarem utilizando o nome (o canal de notícias suspendeu a exibição do telejornal há duas semanas), sequer tentaram registrar o título.