Após quase três meses da estreia na Band, o programa de Fausto Silva teve sua classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça. Em despacho publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (25), o órgão mudou a recomendação pretendida pela emissora paulista para o Faustão na Band de “livre” para “não recomendada para menores de dez anos”. O argumento para a classificação foi a presença de drogas lícitas e linguagem imprópria.
Segundo informações da colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a alegação de drogas lícitas na atração de Fausto Silva se deve à cerveja que é servida aos convidados do Churrascão do Faustão, quadro exibido às sextas-feiras em que o comunicador recebe personalidades como atletas, cantores e humoristas. No mesmo dia em que foi publicada a decisão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também mudou a classificação da novela mexicana Marimar, folhetim produzido em 1994 que está em cartaz no Globoplay e no canal Viva.
Fausto Silva deixou a Globo no fim de 2021, após 32 anos no comando do Domingão do Faustão (1989-2021). Ele estreou na Band em 17 de janeiro com um programa diário, o Faustão na Band, que vai ao ar das 20h30 às 22h30. O comunicador divide a apresentação da atração com Anne Lottermann, ex-apresentadora do tempo da Globo, e João Guilherme Silva, seu filho mais velho que estreou na televisão neste ano.
Band liga alerta vermelho e prepara reformulação no programa do Faustão
A Band não está nada satisfeita com os números alcançados por Faustão e está a procura de uma solução para aumentar a audiência da atração, que tem oscilado com médias abaixo dos 5 pontos na Grande São Paulo, além de ter índices próximos do traço absoluto em diversas regiões, como no Distrito Federal e em Florianópolis. A diretoria da emissora, que esperava índices elevados em virtude do investimento promovido na contratação do veterano, deverá anunciar em breve algumas novidades para o programa.
De acordo com informações reveladas pela coluna do jornalista Flávio Ricco, do Portal R7, a Band deverá anunciar para os próximos dias novos quadros que irão compor o programa do Faustão na Band, ao mesmo tempo em que o canal da Família Saad, trabalha para reforçar ainda mais o seu departamento comercial. A atração não está tendo uma boa recepção no mercado e chega a não ter anunciantes em diversos dias da semana, tendo seus intervalos preenchidos apenas por inserções políticas e chamadas de conteúdos do canal.
Ainda de acordo com a publicação, a ideia da emissora é acertar o mais rápido possível a contratação de importantes profissionais do mercado, com o objetivo de melhorar as finanças da empresa. Vale lembrar que, nos últimos meses, a rede vem tentando diminuir a distância para as suas concorrentes, promovendo mudanças na programação e investindo em áreas antes negligenciadas, como a produção de games shows e a compra de direitos de competições esportivas.