A Globo terá mudanças significativas em sua grade de programação na próxima quinta-feira (7). A edição especial da novela O Cravo e a Rosa (2000), que recuperou a liderança de audiência para a emissora no início das tardes, não será exibida por causa de uma transmissão do futebol feminino. Além do folhetim escrito por Walcyr Carrasco, a Sessão da Tarde também não contará com exibição neste dia da próxima semana.
De acordo com a grade de programação da Globo, na quinta-feira (7), às 14h50 será transmitida a partida do amistoso da Seleção Brasileira Feminina contra a Espanha. O jogo vai ocupar a faixa de O Cravo e a Rosa e do clássico slot de filmes Sessão da Tarde. A reprise da novela O Clone, em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo, será exibida a partir das 17h. A programação seguirá normal com a novela das seis, Além da Ilusão, às 18h25.
Em janeiro deste ano, a Globo e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciaram um acordo que prevê a transmissão das principais competições do futebol feminino no SporTV e na TV aberta até 2024. Dentro deste contrato estão todos os amistosos da seleção brasileira feminina na preparação para a Copa do Mundo de 2023, que terá como sedes a Austrália e Nova Zelândia.
Exibida originalmente pela Globo na faixa das 18h em 2000, O Cravo e a Rosa conta a história de Catarina (Adriana Esteves), uma mulher moderna para os anos 20 que é conhecida como “a fera” por colocar todos os seus pretendentes para correr. Mas ela esbarra na teimosia cínica de Petruchio (Eduardo Moscovis), um machista que inicialmente decide conquistá-la para ganhar o dote do casamento e salvar sua fazenda de ser leiloada. Os dois se apaixonam, mas não dão o braço a torcer, protagonizando cenas bem-humoradas, pois Catarina recusa o papel de lavar ceroulas e Petruchio a quer como a rainha do lar.
A trama escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira é inspirada em A Megera Domada, de William Shakespeare, com referências à novela O Machão (1974), escrita por Ivani Ribeiro. A comédia romântica retrata o comportamento da época, com referências históricas como a luta pelo voto feminino e o novo papel da mulher na sociedade.