Ex-apresentadora dos telejornais locais da Globo em São Paulo, Gloria Vanique está processando a emissora na Justiça do Trabalho. De acordo com informações divulgadas pelo colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a contratada da CNN Brasil pede reparação e equiparação salarial em relação aos colegas que também eram âncoras, como Rodrigo Bocardi e Cesar Tralli.
Entre 2012 e 2020, Vanique foi coapresentadora do Bom Dia São Paulo e substituiu os titulares durante as folgas no SP1 e SP2. Na ação, a jornalista argumenta que exercia a função de apresentadora, mas não recebia salário de acordo com o cargo. O processo foi protocolado no ano passado e não há previsão para ser julgado.
Na Globo desde 2007, Gloria Vanique foi remunerada por oito anos como repórter. Em 2017, recebeu um aumento salarial e passou a receber como “repórter de rede”, profissionais que produzem reportagens para jornalísticos como Hora Um, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Nas aparições nos noticiários nacionais, ela apresentou o Bom Dia Brasil durante as férias de Bocardi. Após a saída da comunicadora, a Globo passou a revezar jornalistas na apresentação das notícias do trânsito da cidade.
Ainda segundo a publicação, o processo corre no TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) em segredo de Justiça. A defesa da apresentadora não estipula um valor a ser pago pela Globo e deixa para o judiciário a decisão em relação aos elementos que foram apresentados. A líder de audiência confirmou a existência do processo ao Notícias da TV, mas diz que não comenta casos sub judice. A jornalista não foi encontrada pela reportagem.
Globo muda jornais de São Paulo e promove repórter para a apresentação
Sabina Simonato ganhará mais espaço nos telejornais locais da Globo de São Paulo a partir das próximas semanas. A jornalista, que é uma das repórteres mais conhecidas da emissora na cidade, foi promovida e passará a integrar o rodízio de apresentadores do Bom Dia São Paulo, SP1 e SP2 nas ausências dos titulares já a partir do feriado da Páscoa: ela comandará os noticiosos da hora do almoço e do horário nobre nos dias 15 (sexta-feira) e 16 (sábado) deste mês. Nos últimos dias, a líder de audiência intensificou a gravação de pilotos da comunicadora em sua nova função.
A reportagem do TV Pop apurou que a promoção de Sabina é vista internamente como a retomada de um desejo antigo dos executivos do Jornalismo. Há quase dois anos, em outubro de 2020, ela havia sido escolhida para substituir Gloria Vanique no comando das notícias de tempo e trânsito no Bom Dia São Paulo. A sua ascensão, no entanto, acabou indo parar em segundo plano por um motivo nobre: ela engravidou de sua primeira filha e, por conta da crise sanitária, acabou sendo enviada para o regime de home office. Ela só voltou ao trabalho presencial no início deste ano.