Renato Ribeiro Soares, diretor de conteúdo do Esporte da Globo, deu uma bronca na equipe da emissora após excessos de apresentadores e jornalistas em relação a comentários políticos e exposição de marcas nas redes sociais. De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, o executivo pediu mais prudência aos colaboradores em texto enviado por e-mail enviado aos funcionários do departamento.
A bronca do chefão do Esporte da Globo foi enviada por volta das 20h de segunda-feira (18), horário considerado tardio para esse tipo de mensagens. Em um longo texto, Renato Ribeiro Soares ressaltou que o departamento era um lugar de jornalistas que representam a imagem da emissora. Caso os profissionais ultrapassem algum limite, a líder de audiência será acusada de ser permissiva com uma prática que ela não endossa.
Segundo a publicação, o executivo também comentou que tem suas opiniões políticas claras, mas que não as expressa publicamente porque sabe da responsabilidade do cargo que ocupa na Globo. Em sua visão, “existem limites que não podemos ultrapassar. Principalmente nas redes sociais”. Após o comentário, Soares colou trechos dos princípios editoriais da empresa que fala sobre como deve ser o comportamento do jornalista nas redes sociais.
No documento, a Globo diz na seção 2, do artigo 5º, que “se tal atividade manchar a sua reputação de isenção, manchará também a reputação do veículo”. “Isso não é admissível, uma vez que a isenção é o principal pilar do jornalismo. Perder a reputação de que é isento inabilita o jornalista que se dedica a reportagens a desempenhar o seu trabalho. Isso se aplica a todas as redes –Twitter, Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra que exista ou venha a existir”, finaliza o texto sobre o tema.
Renato Ribeiro também lembrou outro trecho sobre a publicidade nas redes sociais, principalmente a “permuta” no Instagram. A Globo não condena que outras empresas façam publicidade com seus contratados, desde que eles sejam liberados para tal. A empresa diz que excessos nessa situação pode prejudicar o veículo de comunicação como um todo.
“Por razões correlatas, é imprescindível que o jornalista do Grupo Globo evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas etc. Isso também não deve acontecer em contas de terceiros, e o jornalista deve zelar para evitar tais ocorrências”, conclui o texto. Renato Ribeiro pediu compreensão dos funcionários.
Globo dá bronca em funcionárias que fizeram festa bancada com “jabá”
Uma festa privada em comemoração ao empoderamento feminino acabou causando problemas para algumas funcionárias da Globo no dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. De acordo com informações publicadas pelo colunista Ricardo Feltrin, do UOL, cerca de 60 mulheres se reuniram para um encontro a portas fechadas no Rio de Janeiro, regado a cerveja, doces, sorvete e salgadinhos, que foram bancados por fornecedores de diferentes produtos.
Em troca dos mimos, as convidadas que participaram da celebração tiveram que marcar os perfis e nomes das empresas em fotos nas redes sociais, o que é proibido pelo Código de Ética da líder de audiência. Nas publicações, as convidadas que participaram do evento apareciam vestidas com camisetas pretas com a frase “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. Entre as festeiras, dezenas de colaboradoras da emissora de televisão (de vários departamentos), jornalistas e atletas.
Os departamentos de Recursos Humanos e Compliance da Globo foram avisados da comemoração por meio de informantes internos. As regras internas da rede proíbem que festas sejam realizadas por meio de patrocínio, o famoso “jabá”. Os funcionários são proibidos de obter qualquer tipo de benefício, como permutas com fornecedores, marcas ou produtos de outras empresas, exceto quando autorizados. Apesar de terem alegado que a festa ocorreu com pessoas de fora da Globo, toda a negociação de comidas e bebidas foi feita justamente por uma funcionária da TV.
Após a direção da Globo ser avisada pelo departamento de Compliance de que as regras foram descumpridas, a emissora decidiu apenas advertir por e-mail as colaboradoras identificadas nas fotos publicadas nas redes sociais. No entanto, a funcionária que organizou a festa acabou levando uma advertência acima do tom, pessoalmente. Ela foi informada de que será o último aviso. Procurada pelo colunista, a Globo enviou a seguinte nota: “O evento não era de funcionárias da Globo, mas uma comemoração entre atletas e profissionais de várias empresas, inclusive da Globo. O episódio foi oportunidade, no entanto, para reforçarmos os Princípios Editoriais e o Código de Ética da Globo com as equipes”.