Depois de quase três décadas de exibição, o Bom Dia & Cia foi exibido pela última vez — ao menos até a publicação deste texto — na manhã de 1º de abril. Após um período de silêncio sobre o cancelamento da atração, os diretores do SBT revelaram que a produção não faturava, além de terem culpado os baixos índices de audiência do formato nos últimos anos. Eles destacam que com o fácil acesso do público infantil à internet, a venda de espaços publicitários nos intervalos comerciais da atração diminuiu, deixando o departamento Comercial em alerta.
Fred Muller, diretor de Negócios e Marketing da emissora de Silvio Santos, explicou em entrevista ao Meio & Mensagem que os formatos oferecidos pelo canal são customizados, o que dificultou ainda mais a manutenção do programa de Silvia Abravanel na programação. “Os formatos são desenvolvidos junto aos nossos anunciantes, que respeitam o seu público, bem como as legislações acerca da publicidade no ambiente infantil”, justificou ele, fazendo referência ao rígido controle de peças publicitárias destinadas ao público infantojuvenil.
O executivo ainda explica que nos últimos dois anos, a equipe do canal concentrou esforços na TV ZYN, plataforma digital totalmente dedicada ao público infantil, que já acumula mais de 100 milhões de visualizações. “Há dois anos o SBT também investe na TV ZYB. Cada conteúdo é pensado de maneira que respeite, dialogue com as características de cada rede social e ofereça uma experiência completa para esse público”, afirmou.
Murilo Fraga, que atua como diretor de Programação da empresa, defende que a programação infantil não foi completamente extinta pela emissora, já que a rede continua transmitindo atrações como a novela Poliana Moça e o bloco de desenhos Sábado Animado, além de séries da Nickelodeon. “Nossa ideia é continuar com o infantil como parte de uma grade diversificada que também conta com novelas, entretenimento, jornalismo, séries, filmes e esportes”, pontuou.