A GloboNews contratou o sociólogo Mauro Paulino, ex-diretor geral do Datafolha, para reforçar seu time de comentaristas de política e assuntos nacionais. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (20), a emissora afirmou que a chegada do profissional “coincide com a maior cobertura eleitoral da história da GloboNews”. Ele se une a nomes como Andréia Sadi, Fernando Gabeira, Julia Duailibi, Merval Pereira, Miriam Leitão, Natuza Nery, Octavio Guedes, Nilson Klava, Gerson Camarotti, Valdo Cruz, Ana Flor e Carlos Sardenberg.
No canal de notícias da Globo, Paulino fará comentários nos jornalísticos Edição das 16h e Jornal das Dez. “É um privilégio me unir ao time de comentaristas da GloboNews. Pretendo contribuir na análise do xadrez político e de temas nacionais com foco, nesse ano eleitoral, no entendimento correto dos resultados de pesquisas de opinião e seus desdobramentos. Muitas vezes os resultados mais significativos estão nos detalhes dos números e nas comparações com pesquisas passadas”, explica Paulino.
Ex-diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino é sociólogo de formação e trabalhou em um dos mais importantes institutos de pesquisa de opinião do Brasil por 35 anos. Coordenou a realização de pesquisas eleitorais desde 1988 e escrevia análises sobre a evolução do cenário político do país na Folha de S.Paulo. O novo comentarista vai trazer para o público da GloboNews seu olhar sobre as tendências das pesquisas eleitorais e de como os fatores econômicos e sociais influenciam as intenções de voto
“Faz parte do sucesso da GloboNews ter profissionais que ajudem o público a compreender o Brasil. Mauro Paulino é desses analistas essenciais. Tem uma vida dedicada ao estudo de números e tendências dos capítulos mais relevantes da história recente brasileira. Sociólogo experiente, extremamente rigoroso no tratamento de dados, é um grande reforço para o nosso time. Vai comentar política, assuntos de interesse do Brasil e, claro, trará sua expertise em pesquisas para a nossa cobertura das eleições deste ano”, afirma Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo.