Alcides Nogueira não faz mais parte do quadro de autores da Globo. Após 40 anos, o funcionário não teve seu contrato renovado pela emissora carioca. Conhecido por trabalhos como Ciranda de Pedra e I Love Paraisópolis, ele escreveu mais de 21 produções para a empresa.
Contratado em 1981 para a área de Marketing, o autor iniciou a carreira de autor ao lado de Walther Negrão. “Eu fui muito feliz na Globo, fiz projetos bacanas, convivi com gente muito legal, não tenho do que me queixar”, declarou ele com exclusividade para Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo. Apesar da não renovação do contrato, obras como #VozdaMulher e Graciosa foram entregues para o canal carioca e estão em espera.
Natural do interior de São Paulo, Alcides Nogueira conseguiu chegar onde poucos conseguiram. O autor, que trabalhou como coautor de grandes nomes como Gilberto Braga (1945 – 2021) e Silvio de Abreu, conquistou o Emmy com O Astro, em 2011. Com um extenso currículo, ele escreveu tramas de sucesso como Tempo de Amar e O Amor Está no Ar.
Para a colunista Cristina Padiglione, a Globo declarou que o autor tem as portas abertas. “Alcides Nogueira é uma grande referência da dramaturgia brasileira e coleciona sucessos ao longo das últimas décadas na televisão, como o Emmy 2011 com O Astro. Alcides tem abertas as portas da empresa para futuros projetos em nossas múltiplas plataformas. A Globo, em sintonia com as transformações pelas quais passa o mercado, vem adotando novas dinâmicas de trabalho com seus talentos. A não renovação de um contrato não significa o final de uma parceria. Ao contrário, o novo modelo de gestão de talentos permite que essa parceria seja renovada em muitos outros formatos e projetos futuros.”