A previsível vitória de Arthur Aguiar não foi nada benéfica para a audiência do Big Brother Brasil: a consagração do marido de Maíra Cardi como o mais novo milionário do Brasil afugentou parte do público cativo da casa mais vigiada do país e fez com o que o reality show tivesse a terceira final menos vista de sua história. Os dados prévios de audiência mostram que a atração deixou de ser acompanhada por cerca de 700 mil domicílios na Grande São Paulo em um ano — foram um milhão e 911 mil lares contra dois milhões e 611 mil de 2021, com a vitória de Juliette Freire.
De acordo com o levantamento obtido pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o final da corrida pelo prêmio de R$ 1,5 milhão marcou média de 25,6 pontos em sua faixa horária, das 22h48 à 1h19, assegurando a sintonia de 51,0% dos televisores ligados na principal metrópole do país, com um pico de 28,3 às 23h41. O programa comandado por Tadeu Schmidt foi mais assistido do que a soma das demais emissoras de televisão aberta e fechada, que pontuaram 15,2 no mesmo período. 6,4 pontos eram do SBT, 3,9 da televisão por assinatura e 3,0 da Record.
A marca, apesar de expressiva, também representa o terceiro pior desempenho de um episódio final do BBB. O triunfo de Arthur Aguiar superou apenas os desempenhos da 14ª temporada, que alcançou média de 23,7 pontos na noite de 1º de abril de 2014, e da 19ª edição do reality de confinamento, que terminou com 25,1 pontos em 12 de abril de 2019. No oposto da tabela, figuram os primeiros ciclos do formato: a final mais assistida da história, com 57 pontos de média, foi transmitida em 2005, seguida por 56 em 2004 e 55 em 2003.
Levando em consideração a média registrada ao decorrer da temporada, o reality show da Globo acumulou 22,9 pontos ao decorrer de seus 100 episódios: foi a segunda edição menos assistida de toda a história da atração, a frente apenas dos 20,0 obtidos pela 19ª temporada — a marca é a mesma registrada nas edições transmitidas em 2014 e 2017. Na comparação com os índices do ciclo de episódios de 2021, o Big Brother Brasil perdeu 18% de sua audiência. Vale ressaltar, no entanto, que a edição de Juliette Freire teve a melhor performance do formato desde 2011.
A seguir, confira a audiência de todas as finais da história do BBB:
Este texto foi atualizado às 13h16 de 27 de abril de 2022, para que o dado consolidado da final da 22ª temporada (25,9) fosse colocado na tabela acima.