Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Globo usa TV por assinatura para testar novidade envolvendo novelas

Salve-se Quem Puder volta ao ar nesta segunda-feira: capítulos da novela ganharam nome (foto: Divulgação/TV Globo)
Salve-se Quem Puder volta ao ar nesta segunda-feira: capítulos da novela ganharam nome (foto: Divulgação/TV Globo)

Desde a última semana, os assinantes da Claro TV em diversas partes do país viraram cobaias de uma novidade que a Globo planeja adotar junto com a retomada total de sua dramaturgia inédita. A emissora decidiu dar nomes para os capítulos de todas as suas novelas, em uma tentativa de aproximar os folhetins dos seriados americanos. Com isso, o guia de programação da operadora passou a exibir um subtítulo logo depois do nome da trama em exibição, em um modelo semelhante ao adotado pelas sessões de filmes e por grande parte das produções gringas.

A reportagem do TV Pop apurou que o teste realizado entre os clientes da Claro TV, que é a operadora de televisão por assinatura com mais assinantes no Brasil, teve êxito: a novidade chamou a atenção dos telespectadores ociosos, que começaram a sintonizar a Globo em seus momentos de zapping. Com os bons resultados, o teste irá para a sua próxima etapa nesta segunda (22), com o nome dos capítulos também sendo exibido no site de programação da rede.

O critério usado para batizar os episódios das novelas é simples: aguçar a curiosidade do telespectador. Ao contrário de A Regra do Jogo, que tinha títulos enigmáticos para os seus capítulos, a iniciativa consiste basicamente em dar pequenos spoilers do que vai acontecer na trama naquela data. O capítulo de Laços de Família desta segunda, por exemplo, vai se chamar Empatia. O motivo? Um dos destaques do dia será Íris fazendo uma doação de sangue para tentar salvar a vida de Camila.

Na quarta (24), o episódio de Salve-se Quem Puder foi batizado de Elas Sabem! — será o dia em que Alexia, Luna e Kyra irão testemunhar Dominique atirando contra Vitório. Na sexta-feira (26), Amor de Mãe terá o subtítulo Rivais, em um capítulo em que Álvaro usará Benjamin para ameaçar Davi e interromper o protesto contra a construção do Condomínio da Floresta.

Se a medida continuar sendo bem recebida pelo público conforme os testes forem expandidos, o próximo ciclo de novelas inteiramente inéditas terá capítulos nomeados desde o primeiro dia. Nos bastidores, já se discute a hipótese de usar os nomes na própria transmissão das tramas na televisão, mas de forma mais discreta do que a adotada por A Regra do Jogo, que tinha até mesmo o número do episódio citado diariamente — e, diferentemente do esperado, acabou afugentando o público das novelas das nove.

Leia mais