Isabel Teixeira, que interpreta Maria Bruaca em Pantanal, comentou em entrevista ao jornal Extra, sobre sua personagem finalmente ter descoberto sobre a traição de Tenório (Murilo Benício), que tem uma segunda família na trama. “A tragédia é que ela achou que eram só eles dois, mas não são. Então, todo o chão em que a Maria Bruaca pisava e vivia começa a ruir na hora em que ela irá escuta que Tenório tem outra família. Esse chão começa a tremer, é o que eu chamo de abalo sísmico. E ela vai viver um tempo nesse abalo“, contou.
Ela ainda destacou que a novela é um clássico e afirmou que sua personagem é um obra de arte. “A novela em si é um clássico, mas essa personagem, em especial, é uma obra de arte. Diz muito para nós. Não é assim: vira uma chave e ela já mete um chifre no marido, se torna uma mulher empoderada. Maria Bruaca vai tombando para acertar os passos, apanhando de si mesma. Não sabe o que fazer com o ódio que sente, e, principalmente, com o resquício de amor por Tenório”, pontuou a artista.
Isabel Teixeira ainda fala que Maria Bruaca não vai se livrar do amor por Tenório de uma hora para outra, assim como é na vida real. “Na vida, assim como nessa ficção que a espelha, as coisas não se resolvem tão rapidamente”, afirmou ela, que ainda falou mais sobre o assunto. “Ela fica tentando se segurar, atira para todos os lados. Até sobre a questão da sexualidade dela, de pôr o chifre. Uma hora ela fala que vai trair o marido e diz ‘eu vou matar o Tenório!’, depois é um ‘não, volta, volta, eu quero que seja como era antes’. Mas não é mais”, finalizou.