Intérprete do misterioso Velho do Rio na nova versão de Pantanal, Osmar Prado revelou um segredo de caracterização para dar impressão de que o personagem da novela da Globo está andando descalço. De acordo com o veterano, como o solo da região do bioma que dá nome ao folhetim é muito quente, a produção precisou criar um calçado de silicone.
“Fizeram um calçado de silicone para que ele [Velho do Rio] pudesse andar descalço, mas eu não tive contato da minha planta do pé com o chão, que é realmente muito quente. Não é frescura, não. É abrasador”, conta o artista em entrevista à revista Quem. “Os momentos de transformação do Osmar Prado em Velho do Rio são especiais”, disse Valéria Toth, caracterizadora de Pantanal.
Segundo a profissional, o principal destaque na maquiagem do Velho do Rio é a pele marcada pelo sol. Diferentemente do personagem, o ator tem não tem manchas acentuadas: “O Osmar Prado tem uma pele muito bonita e o Papinha [Rogério Gomes, diretor artístico da novela] falou que o Velho do Rio não poderia ter uma pele assim, então é necessário que a gente use uma maquiagem para manchar um pouco”.
Longe das novelas desde Órfãos da Terra (2019), Osmar Prado vinha deixando a barba crescer espontaneamente durante o período de isolamento provocado pela crise sanitária. Quando recebeu o convite para o folhetim adaptado por Bruno Luperi, apenas continuou sem apará-la. “Quando o Papinha me ligou, eu não acreditei que estava sendo convidado para fazer o Velho. Com a pandemia, eu não cortei o cabelo, nem a barba. Quando ele me convidou, estava a meio caminho andado de uma caracterização natural”, detalhou.
O artista também comentou sobre o figurino do Velho do Rio, que é muito pesado. “A indumentária do meu personagem pesa cinco quilos. Para que eu pudesse distribuir o peso por todo o meu corpo, a equipe de figurino costurou uma espécie de mochila por baixo da xapa. Assim, consigo distribuir o pelo por todo o corpo. Não é nenhum sacrifício, pelo contrário”, elogiou Osmar Prado.