Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
ANTÔNIO PETRIN

Tenório da primeira versão de Pantanal relembra cena de castração: “Eu tremia”

Imagem com cena de castração do peão Alcides na primeira versão de Pantanal
Ângelo Antônio, Ângela Leal e Antônio Petrin em cena de castração do peão Alcides na primeira versão de Pantanal (foto: Reprodução/SBT/TV Manchete)

Compartilhe:

O ator Antônio Petrin, que interpretou Tenório na primeira versão da novela Pantanal, ainda guarda na memória a tensão dos bastidores antes da gravação de uma das cenas mais polêmicas do folhetim de Benedito Ruy Barbosa: a castração do peão Alcides, que foi interpretado por Ângelo Antônio na TV Manchete. O vilão tomou a atitude de extrema violência depois que descobriu que Maria Bruaca (Ângela Leal) tinha um caso com o trabalhador rural.

“Saímos muito cedo da fazenda onde estávamos para andar um espaço grande até o local em que a cena seria gravada. Lembro que eu e Ângelo Antonio caminhávamos lado a lado e nem nos olhávamos, era um silêncio aterrador. Sabíamos da dificuldade que seria gravar aquela cena, carregada de emoção”, conta o artista de 83 anos em entrevista ao jornal Extra.

No começo da gravação da sequência, Ângelo estava deitado em uma rede, e a câmera captava o rosto de Petrin olhando por uma janela. Nessa hora, o ator avistou uma situação que o fez mergulhar numa comoção quase incontrolável. “Olhei para a cara do diretor, o [Carlos] Magalhães, e vi lágrimas saindo pelos seus olhos. Aquilo me provocou muito, redobrou a minha emoção, eu tremia. Falando disso agora parece que estou sentindo a mesma coisa”, relembra.

“A Ângela Leal ali ao lado, sofrendo com a cena… Foi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória como ator em termos de emoção e de dificuldade de gravar em um lugar tão inóspito”, disse o ator. Na versão original de Pantanal, em 1990, Tenório prende Alcides e Maria Bruaca após descobrir o envolvimento dos dois. Enquanto a mulher está com as mãos amarradas, Alcides está pendurado pelos braços.

O pai de Guta (Luciene Adami), então, esquenta uma faca na brasa e direciona a arma até as partes íntimas do peão. Após gritos de dor, Alcides desmaia. Maria Bruaca se desespera e luta contra Tenório. Apesar da castração, os dois conseguem escapar com vida. No entanto, mais para frente, descobre-se que o crime não deu muito certo. Bruno Luperi, responsável pela adaptação da novela Pantanal na Globo, não negou nem afirmou em entrevista recente se a cena estará presente no remake.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.