Após uma disputa intensa com o SBT pelos direitos do próximo ciclo da Libertadores da América, a Globo venceu a batalha e irá exibir os jogos da principal competição Continental a partir do próximo ano. Fernando Manuel, head de direitos esportivos da empresa, falou pela primeira vez sobre a volta do torneio para emissora, em entrevista para o UOL Esporte, além de ter contado como será a exploração comercial da líder de audiência para o torneio.
“Voltar a transmitir a Libertadores é fantástico, claro. A Globo já exibiu jogos históricos desse e de outros eventos e vem mais por aí. As áreas que lidam com programação e comercialização na Globo saberão levar da melhor forma a Libertadores ao público e aos parceiros comerciais. Pelo cenário que se estabeleceu com a Conmebol, haverá um formato de entrega diferenciado para a Libertadores”, contou ele. O executivo ainda revelou que a emissora passou por adaptações antes de fechar o acordo com a Conmebol, além de relatar dificuldades por conta do novo formato.
“Então, turbulências, às vezes, levam a novos rumos. A dificuldade para abraçar o formato da Libertadores em ciclos passados, da mesma forma que Globo faz, por exemplo na Copa do Mundo, era o fato do produto estar no pacote geral do futebol. Ocorre que sem Libertadores, mas com grande competência, a Globo reorganizou a oferta do futebol nos últimos anos”, destacou ele, que ainda complementou. “A volta da Libertadores representa um produto novo e específico, sujeito a condições inerentes ao novo modelo de parceria com o promotor”, disparou.
Em 2020, por conta da crise sanitária no país, a Globo encerrou o contrato a Conmebol de forma unilateral e iniciou uma extensa briga judicial para discutir o valor da rescisão antecipada. Diante disso, a competição foi parar no SBT e vinha sendo exibida desde então pela emissora de Silvio Santos. Por fim, Fernando Manuel foi questionado sobre a Copa do Brasil, e garantiu que o canal tem interesse em continuar com direitos da competição nacional. “Sobre a Copa do Brasil, logicamente interessa a Globo. É um grande produto. Vamos trabalhar, fazer o melhor possível para tentar a sequência da parceria com CBF, respeitando o processo de venda que se apresentar”, afirmou.