Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Apresentadores da Globo reclamam de trabalhar aos finais de semana

César Tralli, Maju Coutinho e Rodrigo Bocardi não disfarçam insatisfação por apresentar o Jornal Hoje aos sábados (foto: Montagem/TV Globo)
César Tralli, Maju Coutinho e Rodrigo Bocardi não disfarçam insatisfação por apresentar o Jornal Hoje aos sábados (foto: Montagem/TV Globo)

O esquema de trabalho aos finais de semana tem levado os apresentadores da Globo de São Paulo a uma quase exaustão. Desde a saída de Márcio Gomes, em outubro do ano passado, a diretoria da emissora foi obrigada a desmantelar a já desfalcada escala de plantonistas do Jornal Hoje. Antes do início da pandemia de Covid-19, os jornalistas chegavam a ficar cinco semanas sem trabalhar aos sábados. Nos bastidores, é cada vez mais visível o desconforto de César Tralli, Maju Coutinho e Rodrigo Bocardi.

Desde o início de janeiro, os três âncoras chegam a dar plantão em duas semanas consecutivas, e quando muito conseguem escapar da escala por duas semanas consecutivas. Além dos plantões aos finais de semana, o trio tem uma jornada de trabalho grande nos dias úteis: Bocardi, por exemplo, fica quase 28h no ar de segunda a sexta-feira, considerando o Bom Dia São Paulo e o CBN Ponto Final. Tralli, por sua vez, apresenta o seu primeiro telejornal às 12h e termina o último pouco antes das 20h.

Em uma tentativa de suavizar o problema, a rede tentou escalar Roberto Kovalick para integrar a escala de plantonistas do Jornal Hoje. Ele comandou o noticiário em 9 de janeiro, mas não voltou mais para o noticioso. O motivo? A emissora esqueceu de que ele já estava no rodízio das duas edições do SPTV, e que a sua transferência apenas mudaria a insatisfação de lugar, já que os telejornais locais ficariam apenas com três reservas.

Além dos telejornais regionais e do vespertino, o outro noticiário produzido aos sábados é o Jornal Nacional. Feito nos estúdios do Rio de Janeiro, ele não sofre com a escassez de profissionais notada na capital paulista: o principal noticioso do país conta com nove apresentadores em seu esquema de plantão.

TV Pop apurou que a Globo ainda não recebeu uma queixa formal de César Tralli, Maju Coutinho e Rodrigo Bocardi. Apesar disso, a diretoria tem se esforçado para resolver a questão antes que ela vire um problema maior: a emissora já está estudando o nome de outros profissionais para apresentar o Jornal Hoje aos sábados.

A repórter Malu Mazza e Alan Severiano, que está interinamente no SP2, são alguns dos cotados para o posto. O rodízio habitual, com nomes de Brasília e do Rio de Janeiro, só será retomado após uma ampla vacinação para Covid-19.

Leia mais