Agonizando nas noites de domingo da RedeTV!, o humorístico Encrenca está sob nova direção após a demissão de Julio Piconi na segunda-feira (6). Marcelo Nascimento, ex-diretor do Superpop e Pânico na Band (2012-2017), foi escalado pela direção da emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho para comandar os trabalhos da equipe da atração. O programa exibido na última semana marcou apenas 1,4 pontos de média e 2,1 de pico. As informações foram antecipadas pelo jornalista Leandro Sarubo, do site Teleguiado.
Segundo a publicação, os executivos da emissora paulista têm confiança nos roteiristas, editores e produtores do Encrenca. O programa está em restruturação desde a saída dos antigos apresentadores rumo à Band, onde atualmente comandam o Perrengue e disputam com a antiga casa. A ordem da direção da rede é voltar às raízes e dar tempo para os índices de audiência reagirem. O Pânico na TV (2003-2012) e o antigo Encrenca também encontraram dificuldades com o ibope antes de se transformarem em sucesso de público.
Em maio, antes de dispensar Piconi, a RedeTV! também demitiu Gretchen, Narcisa Tamborindeguy e o comediante Tokinho do Encrenca. Na ocasião, a cantora afirmou que o comando da emissora queria que o programa voltasse a apostar em vídeos virais de aplicativos de mensagem. “Fomos informados que o objetivo deles não era um programa de entretenimento e sim de ‘zap zap’. Quem vai ficar no programa são pessoas que são especialistas nisto. O que eles querem é competir e não entreter, então por isso o contrato foi encerrado hoje”, explicou.
Tokinho afirmou ter sido pego de surpresa com a decisão da emissora em colocá-los no olho da rua. “Eu não estava esperando por isso [a demissão]. Não sei falar o porquê, pra mim estavam todos indo bem. Mas, pelo que eu entendi por cima, o dono lá não queria mexer no programa, só queria WhatsApp, aí a audiência só vai pra baixo. Não tem novidade, só querem ficar com coisa antiga. Mas eu tô tentando entender também o porquê disso, fui pego de surpresa”, lamentou o humorista.
O Encrenca já ocupou o posto de maior audiência da programação da RedeTV!. Mas a situação mudou completamente depois que os antigos apresentadores Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardinho Mendonça e Ângelo Campos decidiram trocar a emissora pela Band. Após a saída dos comunicadores, o canal escalou Vini Vieira, Fernanda Keulla, Caio Pericinoto, Victor Sarro e Júlio Cocielo para assumirem a atração, mas a fase não reagiu na audiência. Em uma nova tentativa de ressuscitar o Encrenca, a RedeTV! estreou em março um novo programa com Barbur, Gretchen, Narcisa e Tokinho, mas os números novamente continuaram no limbo.