Não é sempre que as mudanças de Silvio Santos dão errado: depois de rifar a exibição da fracassada Paixões de Gavilanes e de enviar o Troféu Imprensa para a noite de quarta, o dono do Baú emplacou o seu terceiro acerto em menos de um mês com a nova programação dominical do SBT. Por iniciativa do empresário, a emissora promoveu uma série de modificações nos horários de praticamente todas as suas atrações, justamente com o intuito de turbinar a audiência do programa comandado pelo veterano no horário nobre, que vinha sofrendo derrotas para a Record.
Na primeira semana das mudanças feitas por Silvio Santos, a audiência do SBT teve um leve crescimento: a emissora emplacou média de 5,9 pontos entre 7h da manhã e meia-noite, uma alta de 7% na comparação com os quatro domingos anteriores. Além disso, o canal garantiu a vice-liderança isolada com praticamente todos os formatos do dia: apenas a atração que carrega o nome do proprietário da emissora perdeu para a Record e figurou na terceira colocação na principal metrópole do país. Até mesmo a enfadonha Sessão Meia-Noite, com filmes antigos de Renato Aragão, superou a concorrente.
De acordo com os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, o incremento no desempenho do SBT foi provocado pela melhora nos índices do Domingo Legal (6,4, crescimento de 3% quando comparado com os quatro domingos anteriores) e Eliana (7,5, alta de 23% no mesmo comparativo), que conseguiu ter vantagem diante de Hora do Faro (6,5) e Canta Comigo (7,0), assegurando a vice-liderança isolada em sua faixa horária. Rebaixados do horário nobre para as manhãs, Roda a Roda (4,0) e Tele Sena (4,0) perderam 33% e 29% de público, respectivamente.
O Programa Silvio Santos, que permaneceu em seu horário habitual, teve uma performance praticamente idêntica com a acumulada nas últimas quatro semanas: a atração marcou 7,5 pontos de média, contra 7,2 dos domingos anteriores. O crescimento insignificante não foi o bastante para que o formato conseguisse fazer frente ao Domingo Espetacular — a revista eletrônica comandada por Eduardo Ribeiro e Carolina Ferraz pontuou 8,7 e foi responsável pela maior audiência fora da Globo ao decorrer de todo o dia.
Confira as médias obtidas pelos programas das principais emissoras de TV neste domingo (12):
MÉDIA DIA (07h00/00h00) | 12,9 |
Santa Missa em Seu Lar | 4,5 |
Antena Paulista | 4,8 |
Pequenas Empresas Grandes Negócios | 5,9 |
Globo Rural | 8,7 |
Auto Esporte | 9,0 |
Esporte Espetacular | 8,1 |
Liga das Nações: Brasil x China | 8,0 |
Temperatura Máxima: Megatubarão | 11,0 |
The Voice Kids | 11,9 |
Brasileirão 2022: São Paulo x América-MG | 16,8 |
Domingão com Huck | 16,4 |
Fantástico | 18,8 |
No Limite: A Eliminação | 9,4 |
Domingo Maior: Vingança à Sangue Frio | 8,0 |
Cinemaço: Tróia | 5,0 |
Hora 1 | 4,9 |
MÉDIA DIA (07h00/00h00) | 5,1 |
Igreja Universal | 0,3 |
São Paulo de Prêmios | 0,8 |
Record Kids: Desenhos Bíblicos | 1,6 |
Record Kids: A Turma do Pica-Pau | 2,1 |
Record Kids: Todo Mundo Odeia o Chris | 4,2 |
Cine Maior: Venom | 6,0 |
Hora do Faro | 6,5 |
Canta Comigo | 7,0 |
Domingo Espetacular | 8,7 |
Câmera Record | 5,6 |
Chicago Med | 2,7 |
Igreja Universal | 0,4 |
MÉDIA DIA (07h00/00h00) | 5,9 |
Jornal da Semana | 2,2 |
Pé na Estrada | 2,2 |
Sempre Bem | 1,8 |
SBT Sports | 2,0 |
Notícias Impressionantes | 3,5 |
Roda a Roda Jequiti - Novo horário | 4,0 |
Tele Sena - Novo horário | 4,0 |
Domingo Legal - Novo horário | 6,4 |
Eliana - Novo horário | 7,5 |
Programa Silvio Santos | 7,6 |
Sessão Meia-Noite: Os Trapalhões e a Árvore da Juventude | 3,2 |
Quem Não Viu Vai Ver: Uma Hora de Sucesso, Escolinha do Golias, Meu Cunhado e SBT Realidade | 1,4 |
O Melhor do Conexão Repórter | 1,2 |
Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.
Dados cedidos pelas emissoras