Afiliada da Record em Curitiba, a RIC TV estreou na última segunda-feira (13) um novo cenário para seus telejornais locais. Projetado em formato de arena, o ambiente tem 360 graus de aproveitamento, telas horizontais e verticais e conta com um quilômetro de luzes de LED que permitem mudar tudo apenas com a troca de cores. Em breve, o novo estúdio será replicado nas outras três emissoras do Grupo RIC que cobrem todo o estado do Paraná.
Até a estreia do novo cenário, foram oito meses de pesquisa, projeto e realização, que envolveram uma centena de profissionais do próprio grupo de comunicação paranaense. A afiliada da Record analisou 62 emissoras de televisão, em todos os continentes do mundo, em busca de referências conceituais e tecnológicas.
“Não queríamos uma cópia. A ideia era ser original e desde o início optamos por um conceito mais artístico e minimalista, que transmitisse a agilidade do nosso jornalismo. Vamos trabalhar mais a presença dos nossos apresentadores, com iluminação bem pontuada e telões menores para ter uma proporção mais harmoniosa e menos confusa para o telespectador”, explica Marcus Werneck, gerente Corporativo de Produção e Interfaces Multiplataforma do Grupo RIC.
A campanha de lançamento do novo cenário teve como slogan “na sua casa e na nossa casa, sempre ao seu lado” e contou com um vídeo especialmente produzido para exibição no intervalo do programa Domingo Espetacular, no último domingo (12). “O que o público terá a cada programa é uma experiência em 3D, garantida pela grande estrutura de iluminação feita com mil metros de luzes de LED. Elas garantem volumetria para gerar uma perspectiva de campo e ‘descolar’ o apresentador do fundo do ambiente. O projeto gráfico trouxe linhas contínuas, que fazem referência à velocidade, agilidade e dinâmica da própria notícia”, explica a emissora.
A luz também tem papel prático na produção uma vez que permite alternar cenários conforme o pacote gráfico criado para cada noticiário. Ou seja, a fácil alteração de cores, mescladas ou não, permite ter um cenário híbrido, com inúmeras possibilidades de personalização. Outro destaque é a presença de grandes telas, tanto horizontais quanto verticais. Isso garante que o repórter na rua interaja com o apresentador no estúdio em tamanho real, criando uma narrativa dinâmica e de impacto.
“Temos uma síntese do que existe de melhor atualmente em estúdio e cenário de televisão. E todo esse trabalho está absolutamente integrado ao plano de investimentos do Grupo RIC, cuja missão é ser a voz do paranaense. Acabamos de lançar nossa nova marca e posicionamento no mercado, como o maior grupo de comunicação multimídia do Paraná, capaz de gerar 190 milhões de impactos na audiência a cada mês. Para nós, o futuro já chegou e estamos chamando os paranaenses para virem junto conosco”, diz o presidente do grupo, Leonardo Petrelli.
Veja imagens do novo cenário da RIC TV Curitiba, afiliada da Record no Paraná: