A Globo vai promover uma reformulação no Encontro após a saída de Fatima Bernardes, no começo de julho. De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a emissora líder vai trocar os diretores da atração para retirar o estilo da ex-apresentadora do Jornal Nacional. Novos profissionais foram contratados para o matinal, que passará a ser produzido em São Paulo e terá como comandantes Patricia Poeta e Manoel Soares.
Os profissionais que vão comandar o novo Encontro foram “promovidos”, uma vez que eles atuavam em programas locais de emissoras afiliadas da Globo e vinham sendo monitorados pelo bom trabalho. A ideia é deixar o lugar comum no passado e levar ao ar pautas que sejam mais próximas da realidade da população. Por enquanto, a Globo contratou três novatos, mas outros ainda podem receber convite do canal.
A profissional mais conhecida que vai integrar a equipe do novo Encontro é Mira Silva, que por 22 anos trabalhou no núcleo de entretenimento da TV Bahia, parceira da rede no Estado. Até o mês passado ela era diretora do programa Conexão Bahia, exibido nas manhãs de sábado. Ela foi dispensada do canal local. A chegada de Mira também cumpre o objetivo de levar representatividade em cargos de comando da Globo, uma vez que matinal passará a ter um comunicador negro na apresentação.
Com foco no jornalismo e em pautas mais sérias, o novo Encontro também mudará de horário na programação a partir de 4 de julho. Ele irá ao ar depois do Bom Dia Brasil, enquanto o Mais Você começará às 10h45, antes dos telejornais locais. A novela Pantanal, responsável por elevar os índices dos programas que falam dos capítulos, continuará tendo espaço até seu término, previsto para outubro. O quadro de futebol Encontro com a Bola, com Ana Thaís Matos nas segundas-feiras, também seguirá na atração. Fátima Bernardes passará a apresentar o The Voice Brasil no segundo semestre.