A Band promoverá mudanças em sua programação a partir da próxima segunda-feira (4): determinada a melhorar seus índices de audiência na faixa matinal, em que costuma rivalizar com a TV Cultura na disputa pela quarta colocação na Grande São Paulo, a emissora irá encurtar o programa The Chef. As receitas de Edu Guedes, que derrubavam os índices deixados pelo Bora Brasil e prejudicavam o início do Jogo Aberto, irão das 9h às 10h45. O Jogo Aberto, de Renata Fan, ganhará mais 15 minutos no ar.
O TV Pop apurou que as mudanças provocaram um mal-estar nos bastidores da Band. Apesar de não ser um fenômeno de público, Edu Guedes e seu programa trouxeram diversos anunciantes para o canal — a sua audiência, apesar de raramente ultrapassar a casa do 1 ponto na principal metrópole do país, é composta majoritariamente por mulheres de alto poder aquisitivo. Não é de hoje que ele se queixa da pouca visibilidade na programação da emissora. Fontes próximas da reportagem afirmam que o cozinheiro ficou inconsolável ao saber que perderia 15 minutos diários.
Internamente, a modificação tem dividido opiniões. Uma ala da emissora defendeu os ajustes na programação como forma de aumentar a competitividade da faixa matinal, principal responsável por não permitir a aproximação da Band e do SBT na chamada média-dia, aferida entre 7h da manhã e meia-noite. No entanto, outros executivos defendem que a mudança está sendo feita única e exclusivamente para alimentar o ego de Renata Fan, infeliz com a perda do espaço nacional do Jogo Aberto desde abril, quando a rede promoveu ajustes para a estreia do Boa Tarde São Paulo.
Com a nova configuração matinal, o programa esportivo recuperará parte do tempo perdido para viabilizar a chegada de Adriana Araújo: antes da implantação do telejornal local, o Jogo Aberto era transmitido para todo o país das 11h às 12h30. Há dois meses, ele passou a entregar o horário para as produções regionais das parceiras da Band pontualmente ao meio-dia. A mudança, que não afetou a exibição em São Paulo, causou uma queda nos vencimentos de Renata Fan, que passou a faturar menos com ações de merchandising, já que diversas delas deixaram de contar com transmissão nacional. Agora, com o novo horário da atração, haverá um número maior de propagandas exibidas em cadeia nacional.
Procurada pela reportagem do TV Pop, a assessoria de imprensa da Band confirmou o novo horário do Jogo Aberto.