Substituída pelo Encontro com Fátima Bernardes na programação diária da Globo há dez anos, a volta da TV Globinho foi assunto durante evento de lançamento das novidades dos matinais da emissora na última segunda-feira (27) no GExperience, em São Paulo. A partir de 4 de julho, o Encontro trocará de horário com o Mais Você e passará a contar com apresentação de Patricia Poeta e Manoel Soares. No sábado (9), o É de Casa será reformulado com a chegada de Maria Beltrão, que terá a companhia de Rita Batista, Talitha Morete e Thiago Oliveira.
Nas redes sociais, não são poucas as mensagens de telespectadores saudosistas que pedem o retorno da atração infantil. No lançamento da “supermanhã” da Globo, Manoel Soares revelou que já foi “enquadrado” na rua por órfãos do programa, como se dependesse dele a decisão de ressuscitar o formato na TV aberta. Em conversa com o jornalista Paulo Pacheco, do Metrópoles, Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, negou qualquer possibilidade da volta do clássico matinal.
“Na TV aberta, fica muito restrito. Primeiro, há muitas restrições para publicidade. Se a gente não pode fazer publicidade, não há como monetizar o conteúdo. E o serviço on demand atende muito melhor, porque para cada faixa da infância existe um conteúdo diferente. Com o tempo, as ferramentas digitais se mostraram muito mais adequadas para entregar conteúdo infantil do que a televisão aberta. Nós temos conteúdos para crianças, mas não temos programação infantil, dos desenhos, porque realmente na TV aberta não dá mais”, explicou o executivo.
A TV Globinho fez parte da programação da Globo entre 2000 e 2015. Inicialmente, a atração era um quadro do extinto programa Bambuluá com Angélica (2000-2001), de segunda a sexta-feira. Após o cancelamento do infantil da mulher de Luciano Huck, o bloco de desenhos animados se transformou em programa independente, ganhando também transmissão aos sábados. Em julho de 2012, com a estreia do Encontro com Fátima Bernardes, a TV Globinho passou a ser exibida apenas uma vez na semana, até ser extinta definitivamente para dar lugar ao É de Casa, em 2015.