O presidente Jair Bolsonaro (PL) parece ter deixado de lado os ataques contra a Globo. O governo do pré-candidato à reeleição aumentou em 75% o gasto com publicidade na emissora de janeiro a junho deste ano, segundo informações publicadas pelo jornalista Hanrrikson de Andrade, do UOL. O político tem utilizado o espaço na maior emissora de TV do país para divulgar obras e programas realizados nos últimos quatro anos.
A Globo recebeu do governo federal, de 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, o valor pago ao conglomerado de mídia no mesmo período foi de R$ 11,4 milhões, um aumento de 75%. Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações de publicidade e propaganda do governo.
De acordo com levantamento do UOL, houve mudança no perfil de investimento feito pela pasta. Na televisão, a prioridade do Palácio do Planalto foram as campanhas institucionais, que mostram as realizações da gestão e ajudam a aumentar a popularidade do presidente. Em 2021, a Secom havia comprado espaço na emissora líder para 46 inserções publicitárias denominadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais. Neste ano, de 1º de janeiro a 21 de junho, foram 72 duas campanhas institucionais e somente duas de “utilidade pública” na emissora “inimiga” de Bolsonaro.
Considerando o mesmo período para cada ano do governo Bolsonaro, de 1º a 21 de junho, o valor investido na Globo em 2022 (R$ 11,4 milhões) representa 41% do total destinado à compra de espaço publicitário na rede em quatro anos de mandato (R$ 27,5 milhões). Confira a tabela com os valores gastos pelo governo federal entre 2019 e 2022 nas principais emissoras de televisão do país:
Valor gasto pelo governo federal nas principais emissoras (1º de janeiro a 21 de junho)
Globo recebeu mais do que Record e SBT em 2022
Emissoras que contam com simpatia do governo de Jair Bolsonaro, Record e SBT receberam em 2022 menos dinheiro do que a Globo, desafeto do político. O ano em que ele tenta a reeleição ao Palácio do Planalto é o único em que a rede líder recebeu mais verba do que as concorrentes. Antes da gestão federal atual, a Globo era a mídia preferida para divulgação de campanhas e institucionais.
Somadas, Globo, SBT, Rede TV, Record e Band receberam em 2022 um de pouco mais de R$ 33 milhões. É o maior valor desde 2019, ano em que Bolsonaro assumiu o comando do Executivo federal. Naquela época, foi veiculada uma campanha em massa de divulgação da reforma da Previdência. As cinco emissoras receberam no primeiro ano do governo Bolsonaro cerca de R$ 30,4 milhões em valores líquidos, de acordo com o levantamento do UOL com base nos dados da Secom.
Valor total gasto pelo governo federal com emissoras de TV por ano
*Total investido nas cinco maiores emissoras da TV aberta, por ano, no período de 1º de janeiro a 21 de junho.