Alvo de críticas nas redes sociais, a Globo se pronunciou sobre o nome do apresentador Manoel Soares não aparecer na vinheta do programa Encontro junto com Patricia Poeta. Na última segunda-feira (4), o canal estreou sua nova programação das “supermanhãs”, com o programa matinal de auditório da dupla entrando no ar às 9h30, depois do Bom Dia Brasil, e o Mais Você de Ana Maria Braga começando às 10h35.
A emissora líder esclareceu que o formato do Encontro não mudou com a saída de Fátima Bernardes e que a atração permanece com uma titular e um parceiro na apresentação. “Em diversas chamadas, matérias e entrevistas o programa tem apresentação da Patrícia Poeta, na companhia de Manoel Soares”, explicou a rede em nota enviada ao site F5, da Folha de S.Paulo.
De fato, a emissora anunciou que Poeta seria a nova comandante do Encontro, com a companhia de Soares. No comunicado sobre as mudanças nas manhãs, divulgado em abril, a empresa deixou claro que a titular da atração seria a ex-apresentadora do É de Casa. “O Encontro passará a ser comandado por Patrícia Poeta, na companhia de Manoel Soares, diretamente de São Paulo”, diz trecho do texto enviado à imprensa sobre as mudanças na programação.
Na estreia do Encontro na segunda-feira (4), Patricia Poeta foi alvo de uma enxurrada de críticas nas redes sociais. “Gente, a Globo passou a semana passada toda anunciando que o Encontro seria com dois apresentadores, e na hora da abertura só colocam o nome da Patrícia Poeta. O Manoel Soares é invisível?”, criticou uma telespectadora. “Eu já achava que o Encontro tinha uns problemas, mas o carisma da Fátima segurava o negócio. Agora com a Patrícia Poeta está muito chato. Ainda deixaram o Manoel de figuração”, detonou outra.
De acordo com Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, “atualmente a Globo vive o melhor ibope registrado nas manhãs nos últimos cinco anos”. Segundo ele, o motivo para mudar a programação matinal é a atenção diária às mudanças da sociedade. “Vamos calibrando todos os dias às novas tendências, o que acontece na casa das pessoas, tudo o que possa impactar. Nosso negócio é criar uma conexão e uma sintonia com a sociedade. Afinal, são mais de 40 milhões de telespectadores na parte matutina”, afirmou.