Sonia Abrão falou sobre a demissão de Léo Lins pelo SBT durante a apresentação do A Tarde é Sua. Na opinião da comunicadora, a piada do humorista do The Noite sobre o Teleton e uma criança com hidrocefalia foi “criminosa”. “É de embrulhar o estômago, é de revoltar, dá vontade de falar ‘cara, que crime isso!’, porque é de uma falta de sensibilidade, de humanidade, que choca de verdade”, disse a contratada da RedeTV!.
“Eu não queria nem comentar esse assunto, porque a gente já falou de tantas outras barbaridades que esse rapaz fez, intitulando tudo isso de humor, que eu acho que ele deve ter algum tipo de problema emocional, psicológico, falta de senso crítico, sei lá o quê, e tem amigos que acobertam e dão razão, e acham que ele está certo de fazer esse tipo que ele faz. Eu duvido, só se estiver muito errada, que alguém que seja humorista de verdade, que viva dessa arte, possa concordar com esse tipo de coisa, mas de jeito nenhum”, continuou a apresentadora.
A jurada do Troféu Imprensa parabenizou o SBT pela decisão de demitir Léo Lins, que foi autorizada por Silvio Santos. “Demissão foi a melhor decisão que a emissora tomou. Quem sabe assim esse choque de realidade possa fazer com que ele entenda que precisa de um tratamento, precisa entender por que ele tem o prazer de destruir as pessoas dessa maneira, pensando que isso é motivo de riso. Eu sei que, infelizmente, há gente que ri disso, mas vamos cortar o mal pela raiz”, disse ela.
“Essa decisão merece aplausos, porque, de verdade, não dá mais para a gente ser agredida dessa maneira vendo esse tipo de coisa, muito menos as pessoas que são usadas como motivo de piadas. Isso é extremamente degradante. Na verdade, isso não é humor, é a degradação de qualquer valor que a gente pode ter na vida”, afirmou Sonia Abrão.
Colega de Sonia no A Tarde é Sua, o jornalista Vladimir Alves revelou ter uma familiar com hidrocefalia que recebe ajuda da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). “Ela recebeu o diagnóstico de que ela nem iria sobreviver. Hoje, ela tem mais de 20 anos graças ao serviço da AACD e do Teleton. Léo Lins, o que você fez foi de uma crueldade, de uma monstruosidade, você não sabe a dor das pessoas, que pais e mães do mundo inteiro acordam cedo para levar seus filhos para fazer um tratamento e dar uma vida digna”, criticou o colunista.
Léo Lins é demitido do SBT após piada com hidrocefalia de criança
Integrante do The Noite com Danilo Gentili, o humorista Léo Lins foi demitido pelo SBT nesta segunda-feira (4) após um vídeo em que ele faz piada com uma criança com hidrocefalia viralizar nas redes sociais. No início da apresentação de um dos seus shows, o comediante citou o Teleton, evento beneficente promovido pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) em parceria com o canal de Silvio Santos, e depois ele menciona o caso de uma criança do Ceará.
“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”. Por causa da declaração, o humorista foi detonado nas redes sociais.
“Mas que cara idiota, isso não é humor, é um crime. Léo Lins, você não sabe o que passa uma mãe uma família com uma criança com esse problema tão sério que é a hidrocefalia seu estúpido!”, disse uma internauta em uma rede social de mensagens curtas. “Não sei o que é é pior, ele falar isso ou as pessoas acharem graça”, comentou outra. “Eu sinto nojo desse cara! Isso nunca será humor! Todo o meu carinho e solidariedade para à família exposta na ‘piada’ e para todas as famílias que têm algum parente com hidrocefalia e que se sentiram afetadas”, lamentou outro perfil.
Léo Lins também foi alvo de nota de repúdio por parte da AACD. Em texto publicado nas redes sociais, o órgão afirmou que o comediante havia cometido um crime e que a declaração configurava uma fala capacitista –preconceito social contra pessoas com deficiência. “A AACD repudia veementemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problemas’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, diz o comunicado.