A apresentadora e comentarista Ana Thaís Matos usou as redes sociais para exaltar e comemorar o número de mulheres na equipe do Esporte Espetacular deste domingo (10). Na televisão, cargos operacionais costumam ser majoritariamente masculinos na maioria das emissoras do país.
“Esporte Espetacular de São Paulo hoje foi assim… Cinegrafista, áudio, apresentadora, editora e comentarista. Tudo dominado”, escreveu ela. A cantora Maria Rita comentou a publicação e comemorou. “Por mais dias assim”, disse ela. “Brabíssimas”, disse Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha. “Histórico demais”, afirmou uma seguidora. “Vou revelar essa foto e colocar na minha geladeira”, escreveu Bárbara Coelho. “Tem competência de sobra nessa foto! Muito bom ver a mulherada em todas as funções e exercendo com maestria”, comemorou Karine Alves.
Em janeiro de 2022, a Globo sinalizou ao mercado publicitário que gostaria de abrir mais espaço para mulheres no esporte da emissora. Segundo o Notícias da TV, ter cada vez mais mulheres no futebol é um objetivo traçado por Joana Thimoteo, diretora de direitos esportivos da Globo; ela foi a principal responsável para a líder de audiência contratar as profissionais.
Pesquisas de público mostraram que a jornalista Ana Thaís Matos é a favorita junto às classes mais populares e entre mulheres que acompanham futebol na TV aberta, que por sinal ela é a principal inspiração do êxito da iniciativa do canal em contratar novas comentaristas. Além de Ana Thaís Matos, a líder de audiência atualmente conta com nomes como Renata Mendonça, Fernanda Colombo, Fabíola Andrade, Natália Lara e Renata Silveira escaladas para torneios de futebol, inclusive nos bastidores, onde o número de mulheres também tem crescido.