A Disney está promovendo uma caça às bruxas entre seus funcionários e empresas terceirizadas para tentar descobrir como os episódios de O Rei da TV vazaram na internet. A série que conta a história do apresentador Silvio Santos só será lançada por uma das plataformas de streaming da empresa no dia 7 de setembro, mas foi disponibilizada na íntegra por um canal do YouTube com exatos dois meses de antecedência, na última quinta-feira (7). Os episódios, publicados em um único vídeo com quase seis horas de duração, foram vistos quase mil vezes em apenas quatro dias.
O conteúdo, publicado por um usuário identificado como Aldo Mees, ficou no ar durante todo o final de semana sem nenhum tipo de intercorrência e se espalhou rapidamente entre os usuários das redes sociais. Em uma rápida busca no Twitter, a reportagem encontrou diversos internautas comentando e publicando avaliações sobre o futuro lançamento do Star+: uma página chamada Odair SBTista reproduziu trechos de uma cena com o intérprete de Silvio Santos no seriado, enquanto o perfil Elenvic arriscou até mesmo uma thread com spoilers sobre os episódios da trama.
A íntegra da série permaneceu disponível no YouTube até o início da tarde desta segunda-feira (11), quando o TV Pop entrou em contato com a assessoria de imprensa da companhia em busca de um posicionamento sobre o vazamento da produção. A reportagem, em um e-mail enviado às 12h00, perguntou se a empresa já estava ciente da publicação da série no YouTube e questionou se haveria alguma declaração pública sobre o ocorrido. A Disney retornou a mensagem apenas às 13h55, informando que o Star+ não se manifestaria sobre o tema.
Mesmo com a ausência de uma nota oficial, a plataforma de streaming agiu rapidamente após ser questionada oficialmente sobre o vazamento de O Rei da TV. Depois do contato da reportagem, quem tenta acessar ao link em que os episódios da série foram disponibilizados se depara com o aviso de que o vídeo está indisponível por “apresentar conteúdo de Disney, que o bloqueou com base nos direitos autorais”. No entanto, o canal do YouTube que vazou as imagens permanecia acessível até a publicação deste texto.
Apesar do silêncio público sobre o vazamento do seriado sobre Silvio Santos, a reportagem do TV Pop apurou que a empresa abriu uma investigação interna para apurar a origem dos episódios, que foram disponibilizados antes de sua edição final. A hipótese mais provável é a de que o conteúdo, divulgado com uma imensa marca d’água dizendo que as imagens eram de propriedade da Disney, vazou por uma empresa terceirizada que havia sido contratada para atuar nos efeitos visuais da produção. A companhia não descarta a hipótese de acionar os responsáveis judicialmente.