Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
MEDO DE PROCESSO?

Globo evita usar marca Encontro sem nome da apresentadora titular

Imagem com foto da apresentadora Patricia Poeta
Patricia Poeta é a nova titular do Encontro; Globo evita usar marca sem nome da apresentador por medo de processo (foto: Globo/Kelly Fuzaro)

Compartilhe:

Na programação desde 2012, o nome do programa Encontro não pertence à Globo. A marca da atração que foi apresentada por dez anos por Fátima Bernardes e que atualmente é comandada por Patricia Poeta e Manoel Soares não está registrada em nome da emissora no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). De acordo com informações dos jornalistas Vinícius Andrade e Li Lacerda, do site Notícias da TV, a rede teve pedidos de registros negados pelo órgão nos últimos anos.

Isso explica o motivo de a Globo sempre usar o nome Encontro com uma controversa assinatura abaixo do logo. Recentemente, com a estreia de Poeta no comando do matinal, telespectadores ficaram irritados pelo nome da ex-apresentadora do É de Casa aparecer sem o de Manoel Soares. Oficialmente, o canal diz que a titular da atração é Patricia Poeta, enquanto Manoel Soares é coapresentador. Ou parceiro, como a ex-âncora do Jornal Nacional disse no dia da estreia, em 4 de julho.

A Globo tem os direitos da marca Encontro com Fátima Bernardes até 2025. Para conseguir usar o nome da jornalista como parte de um produto, a emissora precisou pedir uma autorização especial junto ao Inpi. Segundo a Lei da Propriedade Industrial, “não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”.

O nome Encontro com Patricia Poeta ainda não aparece nos registros do site do Inpi, mas a Globo tem a permissão acertada com a comunicadora em contrato. Com isso, o registro deve ser concedido sem maiores intercorrências. No caso do nome do programa na época em que era comandado por Fátima Bernardes, a solicitação foi feita em 2012, mas o Instituto acatou o uso da marca em agosto de 2015, três anos após a estreia do matinal.

O processo de registro de marcas junto ao Inpi é muito complexo. Quando um usuário ou empresa faz o pedido, deve ser indicado quais produtos ou serviços aquela marca visa proteger. A classificação no sistema do Instituto é dividido entre produtos, listados nas classes 1 a 34, e serviços, listados nas classes 35 a 45. No caso da Globo, a emissora não conseguiu o registro do nome Encontro –sem Fátima Bernardes– na categoria 41 (apresentações de espetáculos ao vivo, entretenimento, produção de programas para rádio e televisão, espetáculo de entretenimento pela televisão e outros). Uma vez que não é dona da marca, a Globo evita usar o título do programa sem o nome da apresentadora titular para não acabar em uma disputa judicial.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.