A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) está insatisfeita com o modelo de negócio oferecido pela Globo para transmissão do Carnaval paulistano. De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, a entidade partiu para uma alternativa e procurou a Band para abrir concorrência para exibição da folia na TV aberta. A emissora paulista ainda não fez uma proposta formal, mas demostrou interesse em negociar os direitos do evento caso a relação com a concorrente seja rompida.
O contrato da Globo para transmissão do Carnaval de São Paulo iria até 2021, mas foi automaticamente estendido para 2022 em razão do cancelamento da festa por causa da crise sanitária. A emissora e a Liga-SP combinaram de conversar sobre o assunto após os desfiles que aconteceram em abril. Por conta disso, desde então, representantes das duas partes se encontram semanalmente para discutir o tema.
Ainda segundo a publicação, a Globo repassou em torno de R$ 11 milhões por ano para as escolas de samba. Para um possível novo acordo, a rede quer mudar o esquema, com pagamento fixo e um valor variável que será repassado dependendo das metas alcançadas com a venda de publicidade. Caso as expectativas da emissora se concretizem, a entidade receberá a mesma quantia paga até 2022, mas existe o risco de receber menos caso não sejam atingidas as metas publicitárias.
O novo modelo de parceria oferecido pela Globo não agradou a Liga-SP. A organizadora tem receio de que o valor reduza muito em relação aos anos anteriores, uma vez que a edição do Carnaval deste ano foi um fracasso comercial, com apenas uma cota vendida. Na conversa com a Band, para pressionar a Globo, os representantes da entidade consultaram Antônio Zimmerle, diretor de Programação, para avaliar a possibilidade de os desfiles irem para lá já no próximo ano. A Band ainda não fez proposta porque aguarda a finalização das negociações com a líder.
Para tentar manter o Carnaval de São Paulo, a Globo atendeu a uma antiga reinvindicação da Liga-SP. Caso um novo contrato seja fechado, os desfiles das agremiações paulistanas serão exibidos também para o Rio de Janeiro. No Estado, a festa das escolas de São Paulo não são mostradas desde 2013. Nas noites de sexta e sábado são transmitidos os desfiles da Série Ouro, a segunda divisão das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Procurada pela publicação, a Band confirmou as conversas. A Liga-SP preferiu não se manifestar. A Globo não respondeu.