Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, morre aos 99 anos

Príncipe Philip morreu aos 99 anos (foto: Reprodução)
Príncipe Philip morreu aos 99 anos (foto: Reprodução)

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu aos 99 anos, comunicou nesta sexta-feira (9) o Palácio de Buckingham. Ele iria completar 100 anos em junho deste ano. Em fevereiro, ele passou mal e passou por uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês. A causa da morte não foi informada.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, disse o palácio em comunicado. A nota diz ainda que o príncipe “faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”. “Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda”, finaliza o comunicado.

Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, se casou com Elizabeth em 1947. Ele permaneceu ao lado do reinado de sua mulher, o mais longo da história do Reino Unido, durante 73 anos. Em discurso que marcou seu 50º aniversário de casamento em 1997, Elizabeth fez uma rara homenagem pessoal a Philip: “Ele tem, simplesmente, sido minha força e permanência todos esses anos”.

Apesar do protocolo o obrigar a estar sempre atrás da rainha e só cumprimentar as pessoas depois dela, em privado ele era considerado o chefe da família. O casal teve quatro filhos, o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward. Ele se retirou da vida pública em 2017, mas eventualmente ainda aparecia em compromissos oficiais.

Leia mais