Principal organização de artes marciais mistas do mundo, o UFC (Ultimate Fighting Championship) anunciou nesta quarta-feira (10) que fechou acordo com a Band para exibição de eventos selecionados e conteúdo original na TV aberta a partir de 2023. O canal paulista vai transmitir até 12 eventos do UFC ao vivo, entre cards principais e lutas preliminares de eventos numerados e Fight Nights, marcando o retorno da modalidade à TV aberta no Brasil pela primeira vez desde 2018. O UFC também lançará o UFC Fight Pass, seu serviço de streaming de esportes de combate. O contrato com a Globo e o canal Combate termina no final de 2022.
Em comunicado distribuído para a imprensa, o UFC também anunciou que retornará ao país com um evento ao vivo pela primeira vez em quase três anos, com o UFC 283. O evento acontece no sábado, 21 de janeiro de 2023, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. “Quem acompanha esse esporte sabe a importância do Brasil para as artes marciais mistas e para o UFC. O Brasil é um dos nossos maiores mercados e produziu alguns dos melhores atletas que este esporte já viu”, afirmou Dana White, presidente do UFC.
“O Fight Pass vai levar nosso negócio para o próximo nível, entregando todo o nosso conteúdo diretamente aos nossos fãs. Além disso, estamos nos unindo à Band, uma das maiores emissoras do Brasil, que vai proporcionar uma exposição massiva para o UFC e nos ajudar a aumentar nossa base de fãs e tornar este esporte maior do que nunca. E, finalmente, estou feliz em anunciar que voltaremos ao Brasil em 21 de janeiro para o UFC 283. Este será um evento que vocês não vão querer perder –vejo todos vocês lá!”, disse o executivo.
A parceria do UFC com a Band
O UFC fechou um acordo com a Band na TV aberta pela primeira vez. A partir do ano que vem, emissora do Grupo Bandeirantes vai transmitir até 12 eventos ao vivo, entre cards principais e lutas preliminares de eventos selecionados e Fight Nights, marcando o retorno da modalidade à TV aberta no Brasil pela primeira vez desde 2018. A transmissão pela Band também será realizada em suas plataformas digitais, incluindo um novo programa semanal com prévias das próximas lutas e perfis dos atletas mais impactantes do esporte, com estrelas em ascensão e campeões dominantes.
Será possível acompanhar no canal as principais atividades da Semana de Luta. O conteúdo inclui pesagens cerimoniais, coletivas de imprensa, entrevistas de lutadores, bem como programas que levam os fãs aos bastidores do UFC, como o Embedded, série de conteúdo em vídeo que dá acesso total ao UFC, e o UFC Countdown, que examina a vida e o treinamento dos atletas enquanto se preparam para os maiores eventos do UFC.
“Para nós do Grupo Bandeirantes é motivo de muito orgulho poder dizer que somos os novos parceiros de televisão aberta do UFC no Brasil a partir de 2023”, disse Denis Gavazzi, diretor de Esportes do Grupo Bandeirantes. “Estamos sempre em busca de novos e relevantes produtos para o pilar de esportes da Band. O UFC é uma marca esportiva premium com gigante importância e uma quantidade enorme de fãs no Brasil. Será uma excelente parceria para todos nós”, comemorou.
No Brasil, há aproximadamente 50 milhões de telespectadores da modalidade, mais do que em qualquer outro país do mundo fora dos Estados Unidos. Segundo estudos recentes, 96% dos fãs do UFC no Brasil assistem TV por meio de serviços de streaming, e os fãs do UFC no Brasil são mais propensos a assistir esportes online em comparação com os fãs da maioria dos outros esportes.
UFC lança plataforma de streaming no Brasil
A partir de 1º de janeiro de 2023, o UFC disponibilizará para o Brasil sua plataforma de streaming Fight Pass. Lançado em 2013, o serviço é líder mundial para esportes de combate e pioneiro em serviços de streaming de esportes. O valor especial de lançamento será de R$ 24,90 por mês, e dará aos assinantes o acesso ilimitado a todos os eventos ao vivo do UFC, incluindo todos Fight Nights e cards numerados; mais de 200 eventos ao vivo e exclusivos de mais de 30 promoções de esportes de combate em todo o mundo, apresentando MMA, boxe, kickboxing, Muay Thai, grappling e muito mais.
Além disso, o assinante do serviço ainda contará com acesso ao arquivo completo de conteúdo do UFC, com todas as lutas da história da organização; a maior biblioteca de lutas do mundo, incluindo 20.000 lutas de mais de 35 organizações de esportes de combate, incluindo Strikeforce, PRIDE e WEC, entre outras; e todas as temporadas do The Ultimate Fighter.
O conteúdo do Fight Pass ainda contará com séries originais revelando as histórias de superação dos atletas do UFC; programação histórica destacando os momentos mais impactantes do UFC; entrevistas em profundidade com nomes que mudaram o mundo da luta; documentários sobre a ciência por trás dos esportes de combate; e uma variedade de conteúdos de bastidores, todos com legendas em português.
A transmissão ao vivo dos eventos do UFC será produzida inteiramente em português, com a participação de comentaristas brasileiros. O Fight Pass oferecerá ainda milhares de horas de programação original em português, além de opções locais de processamento de pagamentos e atendimento local ao cliente. Os fãs também poderão pesquisar usando palavras-chave em português brasileiro para acessar o conteúdo da plataforma.
O Fight Pass terá vídeos em resolução 1080p (Full HD) e visualização multitela para desktop, permitindo que os usuários assistam a várias transmissões ao vivo simultaneamente. Os assinantes também poderão acessar o canal linear 24/7 do FIGHT PASS e o recurso Downloads-To-Go, permitindo que os conteúdos possam ser acessados offline. A plataforma contará com aplicativos para iPhone, iPad, Android, Apple TV, Xbox One, Amazon Fire TV, Chromecast, Roku, Samsung Smart TVs, LG Smart TVs, HiSense TVs. Sony TVs com Android TV, além de acesso por navegadores em computadores pessoais e desktop.