Surpreendida com a repercussão negativa do veto ao conteúdo de fotos e vídeos do BBB 21 nos perfis oficiais dos participantes, a Globo recuou e voltará a permitir a publicação de imagens da casa mais vigiada do Brasil. Nas redes sociais, as queixas dos social media de confinados no reality show cresceram nas últimas horas, assim como a indignação de fãs do programa, que ameaçaram deixar de acompanhar o formato a partir de 2022. Para a emissora, a proibição foi fruto de um erro na comunicação entre a empresa e os adms, como são popularmente chamados.
Em nota enviada para o TV Pop no final da tarde desta sexta-feira (16), a Central Globo de Comunicação afirmou que a situação já estava sendo resolvida. “Foi um ruído na comunicação com os administradores, que já está sendo resolvido”, justificou a emissora, que havia sido questionada dos motivos para a mudança repentina na forma de se relacionar com as redes sociais.
Até então, a rede tinha apenas uma política de tolerância quase zero com perfis anônimos que republicavam trechos do BBB 21 sem ter autorização para isso. Para eles, a reprodução de conteúdo por pessoas normais era uma espécie de “pirataria” que poderia culminar com ações nas esferas criminal, administrativa e civil para os infratores. Desde o início da temporada do reality, a companhia já desativou perfis com mais de 300 mil seguidores sem aviso prévio.
Com medo de terem o mesmo fim que os anônimos, alguns dos administradores dos perfis oficiais de participantes do reality haviam se apressado em fazer a operação queima de arquivo. As páginas de Juliette Freire, Carla Diaz, Arthur Picoli e Viih Tube já tinham arquivado boa parte das fotos e vídeos deles na casa do Big Brother Brasil.
Em suas contas pessoais, os funcionários de Projota e Rodolffo Matthaus chegaram a publicar duras críticas contra a postura da emissora. “A Globo mandou mensagem barrando todos os conteúdos do BBB. Quero ver o que eles querem que os adms postem… Eles querem centralizar o engajamento nos perfis da Globo. Se nos perfis oficiais não tem conteúdos dos participantes na casa, onde as pessoas vão procurar?“, lamentou Gabriela Leão, responsável pelas publicações no perfil do sertanejo.