A atriz Claudia Jimenez, conhecida nacionalmente por ter interpretado a doméstica Edileuza no seriado Sai de Baixo, morreu na manhã deste sábado (20) em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Aos 63 anos, a artista estava internada em um hospital do Rio de Janeiro e já tinha a sua saúde fragilizada há vários anos, desde que descobriu um tumor maligno no mediastino, região localizada atrás do coração, no final da década de 1980. Ela chegou a ser desenganada pelos médicos, mas conseguiu se recuperar — no entanto, o tratamento radiológico para o câncer lhe trouxe vários problemas nos tecidos do coração.
Nos anos seguintes, a atriz passou por ao menos três cirurgias cardíacas: em 1999, ela foi submetida a colocação de cinco pontes de safena. Em 2012, a sua válvula aórtica foi trocada por outra, confeccionada com material sintético. Na operação pública mais recente, em 2014, a artista colocou um marca-passo. “Quando eu falo para o meu médico ‘que radioterapia desgraçada’, ele me diz: ‘se não fosse ela, você já estava há muito tempo lá em cima’. E é verdade. A gente tem que agradecer em vez de reclamar”, disse ela ao Fantástico naquele ano, depois da última cirurgia.
Ainda de acordo com informações divulgadas pela TV Globo, Claudia Jimenez lutava contra um câncer no tórax. O seu último trabalho televisivo foi há quatro anos, dando vida para a personagem Bibi na série Os Infratores, transmitida dentro do Fantástico. Com extenso currículo em telenovelas, a atriz estava distante de trabalhos deste gênero desde 2016, quando interpretou Lucrécia Abdala Varella em Haja Coração, novela das sete reapresentada entre outubro de 2020 e março de 2021. Neste domingo (21), em homenagem à atriz, a TV Globo vai exibir episódio especial do Sai de Baixo, logo após o Fantástico.
Confira o comunicado da TV Globo sobre a morte da atriz Claudia Jimenez:
Morre a atriz Claudia Jimenez
Em homenagem à artista, a TV Globo exibe episódio especial do inesquecível Sai de Baixo, amanhã, logo após o Fantástico
Claudia Maria Patitucci Jimenez, ou somente Claudia Jimenez, conhecida por seu humor espontâneo e sua risada que, como os amigos gostam de ressaltar, iluminava qualquer ambiente, morreu na manhã deste sábado, no hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Carioca, a atriz, humorista, dubladora e roteirista, nasceu em 18 de novembro de 1958. Claudia era caçula de uma família de quatro irmãs. Ela deixa também sobrinhos e a companheira, Stella Torreão.
Com carreira na TV, teatro e cinema, a atriz iniciou sua trajetória na TV Globo em 1979, quando fez uma participação na série Malu Mulher. Em 1981, fez sua segunda participação, agora em uma novela, Jogo da Vida, e, no mesmo ano, integrou o elenco do Viva o Gordo. Foram cerca de 10 novelas, dentre elas: Torre de Babel (1998), América (2005), Negócio da China (2008), Aquele Beijo (2011), e Haja Coração (2016). No cinema, o primeiro filme foi Gabriela (1983), e Claudia atuou ou participou de diversos títulos até 2006, quando fez a voz de Ellie, no filme A Era do Gelo 2. A Ópera do Malandro (1986) e Os Trapalhões no Auto da Compadecida (1987) marcaram a vida das crianças e adolescentes da década de 1980.
Os maiores destaques da carreira da atriz foram seus personagens cômicos. Nos seriados Armação Ilimitada: Jambo para Matar (1985), Os Normais: Especialmente Normal (2002), A Vida Alheia (2010), dentre outros, a artista sempre deixou sua marca, mas foi a Edileuza, de Sai de Baixo (1996), que arrebatou definitivamente o coração do público brasileiro e garantia, aos domingos, depois do Fantástico, as melhores gargalhadas do telespectador.
Um capítulo à parte da vida de Claudia Jimenez foi sua trajetória ao lado de Chico Anysio, que teve início em 1982, no Chico Anysio Show, e se estendeu por mais de 10 anos. O personagem de maior destaque foi Dona Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo. Seu último trabalho na TV Globo foi em 2018, quando protagonizou a minissérie Infratores, no Fantástico como a professora de autoescola Bibi.
Neste domingo, dia 21, em homenagem à atriz, a TV Globo vai exibir episódio especial do Sai de Baixo, logo após o Fantástico.