A Globo exibirá na Sessão da Tarde desta quarta-feira (24) o filme Insubstituível. Lançado em 2016, o longa-metragem é estrelado por Francois Cluzet; Marianne Denicourt; Félix Moati; Isabelle Sadoyan. A direção foi feita por Thomas Lilti. O filme vai ao ar após O Cravo e a Rosa, às 15h30.
O filme conta a história de Jean-Pierre Werner, um médico rural que viveu sua vida devotado ao trabalho, descobre que sofre de um tumor cerebral inoperável. Seu médico o aconselha a se aposentar e descansar. Logo em seguida, uma doutora da cidade chega para ajudá-lo em sua prática, mas o arranjo perturba Jean-Pierre, que se considera indispensável.
Entre humor e romantismo, o casal Cluzet/Dénicourt nos encanta com suas trocas que sempre acertam. Se a princípio o Dr. Werner não hesitou em mostrar uma pitada de desprezo por essa jovem do ambiente hospitalar que considerava fria e desumanizada, ao contrário dessa medicina local que ele amava acima de tudo, temos prazer em ver sua relação evoluir até ele a reconhece no dia em que, diante de um paciente ferido, ela sabe praticar o gesto que ele não domina.
É uma vitória que partilhamos com eles sem pretensão, apenas pelo prazer de um trabalho bem feito que, aliás, nos permite saborear o talento brilhante e a cumplicidade perfeita dos dois protagonistas. Ao optar por uma produção em contato direto com as situações, sem desvios ou complacências, o cineasta dá ao seu filme uma verdadeira dimensão política e social e pinta um retrato da medicina como ela se apresenta hoje em nosso país.