O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) notificou a Jovem Pan na última terça-feira (6) por causa de informações incorretas que foram divulgadas no programa 3 em 1, jornalístico apresentado por Paulo Mathias com participação de Fábio Piperno, Rodrigo Constantino e Jorge Serrão.
De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a Justiça observou que a atração divulgou notícia falsa sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem feito propaganda a favor de Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição.
Oficiais de Justiça foram até a sede da Jovem Pan, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, para entregar o documento. A origem da denúncia não foi revelada, mas a equipe do programa já está com a notificação em mãos.
A Justiça Eleitoral afirmou que o grupo de mídia descumpriu regras da cobertura jornalística por não ouvir o posicionamento do PT (Partido dos Trabalhadores) sobre os fatos divulgados no noticioso. O poder judiciário apontou notícias falsas a respeito de uma suposta declaração de Lula sobre empregadas domésticas.
O TSE também considerou exagerado o tempo que a Jovem Pan dedica para falar sobre ações positivas do governo Bolsonaro quando ele entra ao vivo nos programas da emissora. A empresa não faz correções sobre supostos erros e nem o interrompe. O poder judiciário ainda identificou que comentaristas do canal exaltam demais a gestão do político.
A notificação está sendo analisada pelo departamento jurídico do conglomerado de mídia comandado pelo empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Uma das punições previstas para emissoras que descumprem a Lei Eleitoral está a retirada do canal do ar por 24 horas. A Jovem Pan confirmou ao Notícias da TV que foi notificada pelo TSE.