Eduardo Moscovis contou em entrevista para o podcast Papo de Novela alguns dos perrengues que passou ao atuar em O Cravo e a Rosa. O ator revelou que as cenas de “briga” entre ele e Adriana Esteves acabavam sendo muito brutas e que a colega não tinha nenhum cuidado com ele.
“A Adriana me machucava muito, gente! Se fosse hoje, ela não ia continuar na novela, eu ia denunciar por maus tratos! Outro dia, vi uma cena em que ela estoura um ovo na minha cabeça, e eu pego um prato que devia ter uns 20 ovos na cozinha da fazenda, e eu joguei muito ovo nela! Mas eu tinha o cuidado de não machucá-la, ela não tinha o menor cuidado comigo, a verdade é essa. Estou brincando, a Adriana é uma querida, sou muito fã da Adriana!”, brincou o ator.
O artista relembrou que não era tão simples gravar as cenas da novela na fazenda e que os atores precisavam esperar o mugido da vaca. “Eu lembro que tinha momentos em que a gente não conseguia gravar porque as vacas mugiam muito, muito! Teve um dia que o diretor propôs que a gente ficasse atento ao mugido da vaca pra que a gente conseguisse dar a fala entre um mugido e outro. Uma loucura!”, detalhou.
O Cravo e a Rosa foi escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, teve direção de Amora Mautner, Ivan Zettel e Vicente Barcellos. A direção geral foi de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra, com direção de núcleo de Dennis Carvalho. É uma livre adaptação da obra A Megera Domada, de William Shakespeare e um remake de O Machão, telenovela de Ivani Ribeiro exibida nos anos 70 pela Rede Tupi.